Celebrando seus 18 anos, comemorados nesta quarta, 20, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta, na Galeria Retratos Relâmpago, a exposição “Convergências: o real e o poético”. Orientada pela pesquisa de Arlindo Daibert sobre Murilo Mendes, a mostra reúne também obras incorporadas ao acervo do museu ao longo de sua história.

Orientada pela pesquisa de Arlindo Daibert sobre Murilo Mendes, Mostra reúne também obras incorporadas ao acervo do museu ao longo de sua história (Foto: Divulgação)

“Ao comemorar sua maioridade civil, o Mamm reencontra orientações fundamentais no seu trajeto, interpretando e divulgando, a partir de suas exposições e seus acervos. Dessa forma, o museu cumpre sua missão de divulgar as coleções – de artes plásticas e de livros – e a obra literária de nosso patrono Murilo Mendes”, explica Paulo Alvarez, responsável pela Divisão de Expografia do Mamm.

A escolha de rememorar Daibert neste momento se deu, principalmente, por dois motivos: em 2005, a primeira exposição do Mamm – O poeta colecionador – foi norteada pela análise do artista sobre a coleção muriliana; além disso, 2023 marca 30 anos de sua morte.

“A poesia de Mendes e seu universo infinito foram tantas vezes estudados por Daibert, desde sua imersão na biblioteca do poeta – adquirida pela UFJF em 1977 – à concepção e montagem de exposições e projetos diversos sobre nosso patrono e a visita inédita à reserva técnica que guardava a coleção de artes plásticas de Mendes em Lisboa”, analisa.

Em 1993, no dia de seu aniversário e poucos dias antes de sua morte, Daibert “desliga-se do affaire Murilo Mendes”, conforme pode ser lido no livro “Diários: excertos”, publicado pelo Selo Mamm, em 2018. “Nesses 30 anos, marcados pela sua ausência, é importante ressaltar o valor deste artista, professor, crítico de arte, sempre reconhecido na produção e incentivo à cultura local”, ressalta Alvarez.

A escolha de rememorar Daibert neste momento se deu, principalmente, por dois motivos: em 2005, a primeira exposição do Mamm – O poeta colecionador – foi norteada pela análise do artista sobre a coleção muriliana; além disso, 2023 marca 30 anos de sua morte (Foto: Divulgação)

Outras convergências
O ano de 2023 marca ainda 30 anos do lançamento do livro “Territórios/conjunções, poesia e prosa críticas de Murilo Mendes”, do poeta e pesquisador Júlio Castañon Guimarães. Nele, estão incluídos textos inéditos do escritor juizforano no Brasil. O pesquisador também esteve envolvido em uma série de publicações sobre a produção de Daibert.

“Convergências: o real e o poético” apresenta também uma série de obras de arte adquiridas pelo museu ao longo destes 18 anos. Alvarez aponta que esses trabalhos chegaram ao Mamm a partir de doações realizadas pelos próprios artistas e por meio de editais realizados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e outras instituições. “Nesta convergência memorável, seguindo rumos e construções poéticas, estamos sintonizados com aspectos fundamentais do projeto muriliano, como o culturalismo e o rigor poético”, conclui.

A exposição, com entrada gratuita, conta com a participação dos artistas Arlindo Daibert, Flavio Motta, Helio Siqueira, Jorge dos Anjos, Leonino Leão, Marco Magalhães, Omar Franco, Renina Katz e Ricardo Cristofaro. A Galeria Retratos Relâmpago integra o Mamm, à Rua Benjamin Constant, 790, no Centro de Juiz de Fora. A visitação acontece de terça a sábado, das 9h às 18h; e aos domingos e feriados, das 13h às 18h, com exceção dos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, quando o Museu não abre.

producao.mamm@ufjf.br