Estão abertas as inscrições para a Colônia de Férias promovida pela Assessoria e Consultoria Esportiva (Ace Jr.), empresa júnior da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São 200 vagas para crianças de 5 a 12 anos. As atividades acontecem nas dependências da Faefid, de 22 a 26 de janeiro de 2024, das 13h30 às 17h30. As inscrições devem ser efetuadas por meio de formulário on-line

A Colônia tem propiciado, nos últimos anos, brincadeiras, vivências e esperiências esportivas de forma lúdica e divertida (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Nesta edição, o tema da colônia é o verão – e as atividades relacionadas à água terão destaque. As crianças serão divididas em três núcleos: grupo vermelho, para crianças de 5 a 6 anos; grupo azul, com pequenos de 7 a 9 anos; e grupo verde, para crianças de 10 a 12 anos. 

A Colônia conta com a supervisão de monitores que são, em sua maioria, estudantes do curso de Educação Física, e com auxílio da professora Lídia Zacarias, do Departamento de Fundamentos da Educação Física da UFJF. A docente tem experiência nas áreas de Educação Física Escolar e Infância. 

De acordo com a estudante de Educação Física e integrante da ACE Jr., Luísa Silveira, os monitores passam por uma capacitação. “A Colônia de Férias propicia diferentes brincadeiras, vivências e experiências esportivas de forma lúdica e divertida. Mesmo que não seja um requisito, geralmente a maioria dos nossos monitores são graduandos do curso, tendo conhecimento e experiência na área”, afirma a estudante do quarto período. 

As inscrições para a Colônia de Férias têm o valor de R$ 80 por criança e podem ser feitas até o dia 21 de janeiro – véspera do início do evento. O pagamento deve ser feito via Pix. A chave está no formulário de inscrição. É preciso inserir no formulário, cópia digitalizada da carteira de identidade ou da certidão de nascimento da criança, e da carteira de identidade do responsável.

Inscrição para monitor
Pessoas interessadas em atuar na monitoria das atividades da Colônia de Férias Ace Jr. devem se inscrever por meio da plataforma Sympla. Os monitores recebem certificado em que consta a carga horária de 30 horas – respectiva à atuação no evento. A participação é voluntária e não há ajuda de custo. A organização da colônia irá prover lanche aos monitores.

Na semana anterior ao evento, os monitores participam de capacitação. O horário do treinamento ainda será definido. As inscrições para a monitoria ficam abertas até o número máximo de vagas para monitores ser atingido. A previsão é de que em torno de 15 vagas sejam ocupadas.

“Ressaltamos que, para ser monitor, a pessoa deve ter proatividade, animação, gosto por crianças e, principalmente, a vontade de brincar e se divertir com os participantes”, afirma Luísa Silveira. 

Outras informações
ACE Jr. no Instagram