Segundo dados apresentados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes globalmente, com mais de três quartos das 18,6 milhões de óbitos anuais ocorrendo em países de baixa e média renda. Para os pesquisadores do Laboratório de Fisiologia Computacional (Fisiocomp) da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), uma coisa é clara: a ciência é uma das grandes aliadas da humanidade na garantia de melhores condições de vida para pessoas com problemas cardíacos.

Ciente disso e com o intuito de aprofundar o conhecimento e a aplicação da modelagem computacional na cardiologia, o Fisiocomp, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, realizará o Workshop em Modelagem Computacional do Coração nesta quinta-feira, 21, aberto ao público e com apresentações de pesquisadores egressos da UFJF, atualmente em universidades como Oxford, King’s College of London, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a própria UFJF.

“Nossos palestrantes trarão insights inovadores, apresentando pesquisas de ponta que moldam o futuro da modelagem cardíaca”, conta o professor Rodrigo Weber,  docente do Departamento de Ciência da Computação e organizador do Workshop. “Este evento é uma celebração não apenas da excelência acadêmica, mas também da contribuição valiosa de nossos egressos para o avanço da ciência. Esperamos contar com a presença de todos, pois esse workshop promete ser uma oportunidade única de aprendizado e networking.”

Por meio da modelagem computacional, por exemplo, é possível auxiliar a decisão de quais caminhos terapêuticos são mais eficientes para tratar a miocardiopatia dilatada – condição em que o músculo do coração se torna enfraquecido e esticado, dificultando a capacidade de bombear sangue eficientemente.

A pesquisa desenvolvida pelo professor Joventino de Oliveira Campos, um dos egressos e integrante do Departamento de Ciência da Computação da UFJF, utiliza de modelos computacionais personalizados do coração para prever arritmias ventriculares malignas em pacientes específicos, permitindo a escolha de tratamentos mais precisos. O trabalho de Campos é a base de uma ação conjunta do Fisiocomp e o Hospital Universitário (HU) da UFJF e terá seus resultados expostos em sua palestra no workshop desta quinta-feira.

A programação completa está disponível on-line. O o evento será realizado gratuitamente no Anfiteatro 1, localizado no Prédio Itamar Franco, e não requer inscrição prévia.

Outras informações:

Programação do Workshop em Modelagem Computacional do Coração