O Núcleo de Ensaios e Virtualidades – Nuven Design Lab, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), celebra uma década de atuação com a publicação de uma revista digital abrangendo todo o trabalho desenvolvido ao longo desses 10 anos. A publicação não apenas destaca as pesquisas e desenvolvimentos realizados, mas também compila trabalhos, premiações obtidas por estudantes e diversos treinamentos promovidos. O e-book é gratuito e está disponível on-line nas redes sociais do laboratório

Fundado em 2014, o Nuven Design Lab atua em colaboração com diversos cursos oferecidos pela UFJF, capacitando estudantes na adoção de técnicas de última geração em manufatura aditiva, realidade virtual e fabricação digital. (Imagem: Divulgação, extraída do site do Nuven Design Lab)

A revista tem como propósito apresentar à comunidade os resultados significativos alcançados no âmbito do bacharelado em Design da UFJF. Na avaliação do coordenador do laboratório, Ivan Santos, a construção e a divulgação da revista têm um papel fundamental na divulgação científica. “Ela foi planejada para ser um conteúdo digital que explica e torna palpável os resultados de projetos de design, tanto de pesquisa como de desenvolvimento, para o público leigo.”

Fundado em 2014, o Nuven Design Lab atua em colaboração com diversos cursos oferecidos pela UFJF, capacitando estudantes na adoção de técnicas de última geração em manufatura aditiva, realidade virtual e fabricação digital. Além disso, o laboratório desempenha um papel ativo na realização de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento relacionadas ao design, acolhendo uma variedade de pesquisadores, incluindo bolsistas, professores e colaboradores, que contribuem com apresentações e publicações em eventos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior.

“O Nuven Design Lab é o único espaço exclusivamente dedicado ao curso de bacharelado em Design dentro do IAD, tendo sido fundado com o apoio da Fapemig para desempenhar um papel crucial na área de prototipagem e ensaios aplicados ao desenvolvimento de projetos de design. Além das publicações técnico-científicas, por meio das atividades de modelagem 3D e impressão 3D, o laboratório materializou projetos importantes dentro e fora da Universidade.”

O coordenador diz que o laboratório tem aprofundado suas parcerias internas na UFJF, participando de projetos de outros institutos, além de estabelecer pontes com o Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt). Para o próximo ano, a equipe pretende realizar parcerias com outras instituições, como as universidades federais de São João Del Rei (UFSJ) e do Rio Grande do Norte (UFRN), e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Núcleo de Ensaios e Virtualidades – Nuven Design Lab