Aula de yoga busca ser um momento de pausa e de atenção à saúde (Foto: Lumière Fotogafia)

Ao som de flauta e piano, em posição meditativa e em meio ao perfume de óleos essenciais, o Jardim Botânico da UFJF encerra, neste fim de semana, a série de eventos que tem sediado ao longo de 2023. Nesta sexta, 15, o local recebe estudantes de flauta transversal do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano e, no domingo, 17, terá orientações sobre aromaterapia e aula de yoga. Ambos os eventos são gratuitos, sem inscrição e abertos ao público em geral.

A turma de alunos do professor Estêvão Teixeira, do Conservatório de Música, fará apresentação de flauta transversal, a partir das 14h, no Jardim. Em seguida, os estudantes terão o acompanhamento especial do pianista Cacáudio e do próprio professor na flauta transversal. Por fim, farão com a plateia interessada um passeio ao redor do segundo lago.

alunos flauta transversal conservatorio CEMHFA jardim

De acordo com Teixeira, os estudantes vêm se preparando ao longo do ano para essa apresentação, sendo uma oportunidade para conscientizar ecologicamente o público e “despertar nos alunos essa interação da música com a natureza”.

A ligação do professor com o Jardim Botânico estende-se desde o movimento SOS Mata do Krambeck, formado contra a possibilidade de instalação de condomínio residencial no local, antes de a área ser comprada pela Universidade. A relação também é musical: é de sua autoria a composição “Mata do Krambeck”, disponível em plataformas digitais, em homenagem ao fragmento florestal de que o Jardim faz parte.

Yoga e aromaterapia

Prática será no deck do segundo lago (Foto: Lumière Fotografia)

Para quem quiser relaxar e se conectar com a natureza, de outro modo, serão oferecidas no domingo, das 9h às 11h, uma aula de yoga com a professora Aline Siqueira, e orientações sobre aromaterapia com Luana Oliveira. Haverá sorteio de brindes, incluindo spa facial e produtos de beleza.

“Os momentos de pausas são fundamentais para manter a saúde do corpo e da mente. Yoga é se recordar de quem já somos e, ao se permitir essa reconexão com seu coração, a paz floresce”, afirma Aline.

Por sua vez, Luana explica que “os óleos essenciais são inalados ou aplicados na pele e, dessa forma, penetram no corpo e estimulam reações bioquímicas no organismo”.

As duas atividades de domingo ocorrem no deck do segundo lago do Jardim. É preciso que cada participante leve seu próprio tapetinho ou outro material para o conforto do corpo na prática de yoga, no contato com o piso de madeira.

Eventos e funcionamento de fim de ano

Jardim Botânico organizou ou sediou inúmeros eventos em 2023, como o 3º Encontro de Saberes da UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Neste ano, o Jardim participou da organização ou sediou inúmeros eventos, como o 3º Encontro de Saberes da UFJF, Manhã Ambiental, aulas de yoga, Som na Mata e encontros do projeto Semente da UFJF. Conforme o diretor do espaço, Breno Moreira, as iniciativas promovem educação ambiental, ampliam o conhecimento sobre a importância da biodiversidade e incentivam o cuidado com a saúde mental e física. São ainda uma oportunidade de a população ter acesso gratuito à cultura em um ambiente natural e preservado.

Nas duas últimas semanas de 2023, o Jardim terá funcionamento alterado: estará fechado nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, além dos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, que caem em uma segunda, dia em que não há abertura ao público.

Nos outros dias, de 19 a 22 e de 26 a 29 de dezembro, o funcionamento seguirá normalmente, das 8h às 17h, com última entrada até 16h. A visitação é gratuita, e é permitido fazer piquenique.

ufjf.br/jardimbotanico
jardimbotanico@ufjf.br

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf