Um espetáculo narrativo-musical: essa é a proposta da apresentação, com entrada franca, que o Cine-Theatro Central recebe nesta quinta-feira, 14, às 19h, e que integra a programação do 3º Festival Interativo de Música e Arquitetura (Fima). A Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobe ao palco em parceria com o violonista e professor do Departamento de Música da UFJF, Luis Leite. 

Em conjunto, a arquiteta e professora do Departamento de Projeto, História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo da UFJF, Mônica Olender, conta detalhes da história do teatro e de suas características. Entre as peças musicais, algumas têm relação com a história do teatro. Por exemplo, o Intermezzo da ópera “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni (1863-1945). A composição foi executada por uma orquestra na inauguração do teatro, em 30 de março de 1929. 

Peças de compositores como Gioachino Rossini (1792-1868), Maurice Ravel (1875-1937) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959) também fazem parte do concerto. Há ainda a execução de faixas integrantes da trilha sonora de filmes, como “Cinema Paradiso” e “O Carteiro e o Poeta”, criadas por Ennio Morricone (1928-2020) e Luis Bacalov (1933-2017), respectivamente. A Orquestra Acadêmica terá a regência da maestrina Anna Lamha. 

Os artistas
A Orquestra Acadêmica integra o Laboratório de Grupos Musicais da UFJF e é composta por professores, servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) e estudantes da Universidade. O projeto é coordenado pelos docentes Raquel Rohr, Eliézer Isidoro e Larissa Novo, todos do Departamento de Música. Como disciplina do Departamento, a Orquestra integra o currículo dos cursos de bacharelado e licenciatura em Música e colabora com as classes de composição, arranjo, orquestração, instrumentos e canto. 

Já o professor do Departamento de Música da UFJF, Luis Leite, é um dos principais violonistas em atuação no Brasil. O músico e docente tem mais de 25 anos de carreira e realizou turnês em mais de 30 países. Leite é um dos principais representantes no mundo da escola conhecida como “Third Stream”, formada por músicos que unem o clássico ao popular em suas obras. 

O Festival
O Fima conta com apresentações de música de concerto acompanhadas de intervenções de historiadores e arquitetos. Nesta edição, o tema é “Teatros Históricos”. Outros espaços receberão concertos do festival, como o Teatro Municipal de Sabará (MG), Theatro da Paz, em Belém, e o Theatro Municipal de Niterói (RJ). 

Entrada e retirada de convites
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na recepção do teatro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa, s/nº, no Centro. Outras informações podem ser encontradas nas páginas da Orquestra e do Festival no Instagram. 

Programação do Departamento de Música
Neste mês de dezembro, o Departamento de Música da UFJF realiza uma série de apresentações, entre recitais de formatura de estudantes e um novo concerto da Orquestra Acadêmica. Confira a lista:

Local: Auditório Geraldo Pereira do Instituto de Artes e Design (IAD):
– 13/12, às 19h: Recital de formatura de Leo Lourenço (violão).
– 15/12, às 19h30: Recital de formatura de Tiago Perissinotto (piano).
– 18/12, às 18h: Recital de formatura de Evandro Melo (flauta).
– 19/12, às 10h: Recital de formatura de Fernando França (flauta)

Local: Pátio do IAD
– 14/12, às 13h: Concerto do Conjunto Instrumental Popular (com José Paulo Becker).

Local: Cine-Theatro Central
– 20/12, às 19h: Concerto da Orquestra Acadêmica e Novos Compositores (composições inéditas)