Começa nesta quarta-feira, 13, o período de inscrições para o Programa de Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As candidaturas devem ser efetuadas em formato on-line até o dia 2 de janeiro de 2024. De acordo com o Edital nº 21/2023, são oferecidas cinco vagas, com bolsas no valor de R$ 4.106,09 cada, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). 

A carga horária é de 60 horas semanais de atividades presenciais e extraclasse, a serem cumpridas em regime de dedicação exclusiva. As inscrições devem ser feitas no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). A taxa é de R$ 180. Pessoas legitimadas para solicitar a isenção do pagamento podem fazê-lo também por meio da página da Copese, das 9h desta quarta, 13, até às 16h da próxima segunda-feira, 18. Demais informações relativas à taxa devem ser conferidas no Edital

Quem pode participar?
O Programa de Residência Docente é destinado a licenciados formados em até três anos da data de matrícula no projeto, que tenham diploma (ou certificado de conclusão da licenciatura, com histórico escolar assinado pela Instituição) expedido a partir de 31 de março de 2021. Os candidatos devem ser graduados nos cursos de licenciatura indicados no Edital. 

Vagas
São três vagas para pessoas graduadas em Licenciatura em Pedagogia (área de atuação: Ensino Fundamental e Educação Especial); uma para licenciado em Letras-Línguas Estrangeiras (Inglês) e uma para graduados em Licenciatura em Música. 

Etapas
O processo seletivo é composto de provas objetiva e de redação (ambas sobre temas contemporâneos da Educação), entrevista e análise de currículo. Os candidatos são avaliados pela comissão organizadora, formada por 13 professores permanentes. As datas relativas a cada uma das fases constam no Edital. 

Período do programa
A participação no Programa de Residência Docente tem duração de 12 meses, no período compreendido entre 1º de abril de 2024 e 31 de março de 2025. Além de conferir o Edital, o candidato deve acessar a página da Copese para verificar todas as informações necessárias aos procedimentos relacionados ao cadastramento da inscrição e o seu acompanhamento. No Edital também consta o cronograma completo do processo seletivo. 

O resultado final está previsto para ser divulgado em 8 de março de 2024. O Edital foi lançado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp). 

Outras informações
(32) 2102-3738/3755
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) 
copese@ufjf.br