Nesta quinta-feira, 7, a Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (Editora UFJF) marcou um capítulo inédito em sua trajetória ao inaugurar suas novas instalações no primeiro andar do prédio do Centro de Pesquisa Social (CPS), localizado no campus universitário. 

Anteriormente localizada em um prédio anexo ao Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm), no centro da cidade, a Editora da UFJF agora passa a operar de maneira centralizada dentro do campus, ocupando o primeiro andar do prédio do CPS. Para o reitor Marcus David, essa mudança representa não apenas uma alteração física, mas também simboliza a integração mais próxima da Editora com o ambiente acadêmico da instituição. 

Durante inaguração, reitor Marcus David ressaltou o simbolismo da integração mais próxima da Editora, agora no campus, com o ambiente acadêmico da Instituição  (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Em discurso na inauguração, David abordou os desafios enfrentados no início de sua gestão, destacando as complexidades legais que exigiram esforços para garantir a continuidade das operações da Editora. Além disso, reforçou que a transferência para o novo local contou com o apoio de colaboradores da própria Editora, da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e de outros setores. 

“Este momento singelo torna-se mais marcante porque permite que a gente faça uma retrospectiva dos desafios enfrentados durante a nossa gestão, como a implementação de novos modelos de governança, a administração criativa de recursos escassos e a necessidade constante de superar práticas mais clientelistas por abordagens acadêmicas.” 

O diretor Ricardo Cavalcante também traçou uma retrospectiva das realizações da Editora desde 2021, ano em que assumiu a direção. Ele destacou a publicação de 110 livros e e-books, além de implementação de fluxos editoriais, criação de 14 selos editoriais vinculados à Editora, realização de oito capacitações, reconstituição do Conselho Editorial e início da recomposição da equipe. “Hoje, concluímos mais uma etapa: a inauguração da nossa nova morada, dentro da Universidade e com um espaço com uma estrutura adequada.” 

Cavalcante também apontou alguns desafios futuros a serem enfrentados nos próximos anos. Entre eles, a necessidade de continuar recompondo a equipe, aprimorar os fluxos de trabalho, fortalecer a colaboração com os editores, ampliar a presença dos produtos editoriais no campus e retomar os editais, tanto para livros impressos quanto para e-books.

A pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Isabel Cristina Leite destacou a relevância simbólica da mudança de sede, que confere à Editora uma identidade mais sólida e um forte sentido de pertencimento dentro da Universidade. 

Editora UFJF
Fundada em 1986, a Editora UFJF é um projeto institucional, ligado diretamente à Reitoria, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), que tem por objetivo editar obras em suporte digital e/ou papel, disponibilizando aos alunos, docentes e pesquisadores do ensino superior, bem como ao público em geral, textos de elevada qualidade científica e pedagógica e obras de divulgação científica, artística e cultural, contribuindo para promover o desenvolvimento do ensino e da investigação e consolidar o prestígio e imagem da UFJF em níveis nacional e internacional.​

Outras informações
(32) 2102-3586 – Editora UFJF