Com inspiração em obras audiovisuais e textos teatrais de autores como Gorki, Brecht e Plínio Marcos, o projeto de extensão Teatro do Afeto, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresenta, neste fim de semana, o espetáculo “No fundo”. Como os ingressos para as apresentações já estão esgotados, será realizada uma sessão extra, sábado, 9, às 17h, na sala de Multimeios do Museu Ferroviário de Juiz de Fora. Interessados devem fazer contato pela página do Teatro do Afeto, no Instagram, para obterem o ingresso. A entrada é gratuita. 

Peça retrata o descompasso entre as diversas camadas sociais brasileiras, por meio de histórias que reúnem poesias, sátiras e desencantos (Foto: Divulgação).

Tendo a população em situação de rua, a desigualdade social e a saúde mental como temáticas centrais, a peça retrata o descompasso entre as diversas camadas sociais brasileiras, por meio de histórias que reúnem poesias, sátiras e desencantos. Graças à voz de uma mulher que teve a coragem de revelar a realidade (que mesmo escancarada, necessita de revelação), “No fundo” expõe dois mundos que parecem caminhar de forma paralela – provando que ambos são lados da mesma moeda. 

Tendo como inspiração inicial a peça “A ralé”, do dramaturgo russo Máximo Gorki (1868-1936), os integrantes do projeto costuraram diversas cenas – algumas foram escritas pelos próprios atores. O elenco é formado por 20 alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia. 

De acordo com a professora do Departamento de Clínica Médica da UFJF e coordenadora do projeto de extensão, Ligia Menezes do Amaral, o contato de futuros profissionais da área da Saúde com a arte teatral é fonte de criação de ferramentas importantes para a vida profissional. 

“Além de levar as criações do grupo para a comunidade, são objetivos centrais do projeto trabalhar as habilidades afetivas e emocionais do futuro profissional de Saúde, bem como aumentar a bagagem cultural dos alunos. O teatro é também uma importante ferramenta para o treinamento de tomadas de decisão de qualidade e trabalho em equipe”, reflete Lígia, que também é médica do Hospital Universitário (HU/UFJF).

Exemplos de outras obras que inspiraram a montagem são o documentário “Um Lugar ao Sol” (2009), do cineasta brasileiro Gabriel Mascaro; e as peças de teatro “Mãe Coragem”, do dramaturgo alemão Bertold Brecht (1898-1956), e “Navalha na Carne”, do brasileiro Plínio Marcos (1935-1999).

Apóiam a realização do espetáculo: Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFJF), Museu Ferroviário de Juiz de Fora, Centro de Educação à Distância (Cead/UFJF), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). 

O Museu Ferroviário fica localizado na Avenida Brasil, 2.001, Centro.