Exposição com presépios encanta os visitantes do Forum da Cultura desde 1988 (Foto: Divulgação)

É Natal! Nos corações, nos templos, nas ruas, nos lares e também no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A tradicional exposição de presépios do Museu de Cultura Popular está em cartaz e traz ao público diferentes representações do nascimento de Jesus Cristo. Inspirada pelas badaladas que ressoam neste período do ano, a mostra traz como título “Tocam os sinos” e segue aberta para apreciação do público até o dia 5 de janeiro de 2024.

Ao adentrar o espaço, os visitantes terão a oportunidade de contemplar verdadeiras preciosidades, criadas por diferentes mãos, mas que carregam um mesmo objetivo: encantar e transportar todos até a singela e inesquecível noite de dezembro.

A exposição conta com mais de 70 presépios criados com diferentes técnicas e materiais, entre eles, cerâmica, madeira, palha de bananeira, conchas, bolinhas de gude, massa de pão e até mesmo rocha vulcânica. As peças têm como procedência diversas cidades do Brasil, como, por exemplo, Alto do Moura (PE), Aparecida (SP), Belo Horizonte (MG), Caruaru (PE), Divinópolis (MG), Juiz de Fora (MG), Piúma (ES), Rio Negro (PR), São Paulo (SP) e Turmalina (MG); além de outros países como Bolívia, Equador, Itália, Peru e Polônia. Uma pluralidade que reforça o papel do museu enquanto espaço ideal para abrigar diferentes manifestações artísticas e culturais.

Mostra conta com mais de 70 presépios criados com diferentes técnicas e materiais, como o de caixa de fósforo e cerâmica, original da Bolívia (Foto: Divulgação)

Um dos destaques da exposição é o presépio indígena brasileiro. A peça traz elementos tradicionais entre diferentes povos originários do país, e faz um paralelo ao típico presépio apresentado pelo cristianismo. Todos os personagens da obra são figuras indígenas, com seus traços e vestuários marcantes. Já os presentes dos reis magos, por exemplo, são representados pela pesca, caça e frutas, e os animais que compõem a cena pertencem à fauna brasileira, como o jabuti, a anta e a onça-pintada.

“Tocam os sinos” é aberta ao público em geral, de forma gratuita. As visitações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Nos dias 25 dezembro e 1º de janeiro, o Forum da Cultura não funcionará, devido ao recesso das festas de fim de ano. Entre os dias 26 e 29 de dezembro, o Forum funcionará entre 10h e 18h.

A tradição dos presépios

Foi no ano de 1223 que Francisco de Assis, frade católico e, mais tarde, santo pela Igreja, montou o primeiro presépio em uma gruta na Itália. À época, não era permitida a realização de representações litúrgicas, mas Francisco pediu a autorização ao Papa para que preparasse tal montagem, a fim de relembrar ao povo o nascimento de Jesus Cristo.

Os presépios têm como cenário a humilde estrebaria em Belém e trazem as figuras do menino Jesus na manjedoura, da Sagrada Família, dos três Reis Magos, dos pastores, da estrela, dos anjos e dos animais do estábulo.

Presépio em pedra vulcânica, original da região italiana da Catânia (Foto: Divulgação)

Ao longo dos séculos a tradição se fortaleceu, espalhou-se pela comunidade cristã e ganhou diferentes formatos, estilos e efeitos. Seja nos altares religiosos, nas varandas e salas das casas dos fiéis ou nas decorações natalinas de centros comerciais, os presépios sempre carregam uma mensagem de paz, fé e esperança.

No Forum da Cultura, a exposição com presépios ocorre desde o ano de 1988, graças à iniciativa do professor Antônio Weitzel, que dirigiu o Museu de Cultura Popular por alguns anos. Desde então, a cada nova edição o público retorna ao espaço a fim de se reencontrar com as simbólicas peças, e os novos visitantes se encantam com toda beleza à mostra. A exposição de presépios é um dos mais tradicionais eventos no calendário natalino de Juiz de Fora e região.

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.

Presépio em conchas, de Nilce Bayerl Taylor – Piúma (ES) (Foto: Divulgação)

Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.

As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para a sociedade.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306