Professora Lúcia Fraga em evento realizado na Cidade do Cabo (Foto: arquivo pessoal)

As professoras Alda Maria Soares Silveira e Lúcia Alves de Oliveira Fraga, do departamento de Ciências Básicas da Vida, representaram o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) no principal congresso de imunologia do mundo. Realizado entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, na Cidade do Cabo, África do Sul, o 18th IUIS International Congress of Immunology (IUIS 2023) procurou ampliar significativamente o conhecimento de todos os participantes e fomentou a reflexão sobre a variedade de desafios globais excepcionais para a imunologia.

Professora Alda Maria apresentou o trabalho “Perfil de citocinas na esquistossomose humana e sua relação com fibrose e tratamento” (Foto: arquivo pessoal)

Contemplada com o prêmio “award”, a professora Alda Maria teve as passagens e a hospedagem pagas pelo congresso para apresentar o pôster do trabalho “Perfil de citocinas na esquistossomose humana e sua relação com fibrose e tratamento”, em que procurou investigar se o padrão de citocinas/quimiocinas produzido pelas células mononucleares do sangue periférico após estimulação in vitro do antígeno de S. mansoni poderia ser usado como biomarcador de fibrose periportal em pacientes com esquistossomose, bem como avaliar o impacto do tratamento com Praziquantel neste complexo rede de citocinas. “Os números do congresso impressionam e contou com a participação de mais de 100 países. Ter sido contemplada com o prêmio, significa que entre os mais de 1.800 resumos submetidos, o meu trabalho estava entre os 27% dos aplicantes que ganharam o prêmio, indicando a qualidade da pesquisa que está sendo desenvolvida na UFJF/GV”, explicou a professora Alda.

Professores Lúcia Fraga e Muki Shey (Foto: arquivo pessoal)

A esquistossomose e hanseníase também foram temas trabalhados pela professora Lúcia Fraga durante apresentação de dois trabalhos no evento. Para além das pesquisas apresentadas, a professora comemorou a possibilidade da ampliação da rede de contatos e busca de parcerias com especialistas de diferentes universidades e organizações de pesquisa. “É uma grande oportunidade, pois além de discutir nossos dados com a comunidade cientifica, podemos também estabelecer colaborações com pesquisadores de outros países”.

Dentre as colaborações internacionais, a professora Lúcia Fraga destaca as conversas iniciais que teve com o professor e médico Muki Shey, da Universidade da Cidade do Cabo, que trabalha com os aspectos imunológicos da tuberculose. “Eu fui revisora de um artigo científico que ele publicou em uma revista de grande impacto na área. Isso me incentivou a vir participar e conversar sobre possíveis colaborações na área de tuberculose, que é causada por bactérias que são do mesmo gênero daquelas que causam a hanseníase. Daí o meu interesse em fazer o contato e ampliar a colaboração internacional”.

O IUIS International Congress of Immunology é realizado a cada três anos e retornou as atividades  em 2023 após suspensão em decorrência da pandemia de Covid-19.