O trabalho investiga as complexidades do federalismo fiscal brasileiro. (Imagem: Pixabay)

O professor João Paulo de Oliveira Louzano, do Departamento de Ciências Contábeis do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), teve o artigo ‘Transferências Intergovernamentais e Desenvolvimento Econômico: Uma Aplicação de Dados em Painel Espacial para os Estados Brasileiros’ publicado na Brazilian Business Review, revista dedicada à divulgação de pesquisas na área de negócios.

No trabalho, Louzano investiga as complexidades do federalismo fiscal brasileiro, com foco no efeito das transferências intergovernamentais do Fundo de Participação dos Estados (FPE) no desenvolvimento econômico dos estados brasileiros. Para isso, foram analisados os dados de 27 unidades federativas brasileiras entre os anos de 1997 e 2016. Os resultados da pesquisa levantam questões importantes sobre os critérios utilizados para a determinação das transferências desses fundos.

A Brazilian Business Review é classificada com ‘Qualis A2’ pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que faz dela uma revista de excelência internacional.

Além de Louzado, assinam o artigo os professores Luiz Antônio Abrantes e Antônio Carlos Brunozi Júnior, ambos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.