A equipe Supernova Rocketry da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistou uma vaga na maior competição de foguetes universitários do mundo, a Spaceport America Cup (SA Cup). O evento reúne mais de 1.700 estudantes e professores e será sediado no Sul do Novo México (EUA). Os alunos da UFJF destacaram-se entre as mais de 180 equipes inscritas para a edição de 2024 da SA Cup, que ocorrerá de 17 a 22 de junho e contará com cinco equipes brasileiras no total.

Organizada pela Spaceport America, a primeira base espacial comercial do mundo, e pela Experimental Sounding Rocket Association, uma organização sem fins lucrativos voltada à engenharia aeroespacial, a SA Cup oferece uma plataforma para estudantes de diferentes países interessados em foguetemodelismo e engenharia aeroespacial.

Parte da equipe da Supernova Rocketry (Foto: Divulgação)

A participação da Supernova Rocketry na competição foi assegurada após o envio de um relatório detalhado sobre as especificações técnicas do seu foguete, batizado de “Áspera”, e informações adicionais sobre a equipe. “Nosso projeto do foguete atual levou cerca de 3 anos. Aprimoramos e realizamos um lançamento bem-sucedido, que serviu como preparação para o evento mundial”, comentou a diretora administrativa da equipe, Mel Oliveira. “É uma sensação indescritível, pois foram três anos de preparação para conseguir chegar nessa competição. A nossa persistência nos fez chegar à Spaceport America Cup, então estamos absurdamente felizes.”

O projeto Supernova existe na UFJF há cerca de oito anos e foi originado a partir da união de alunos do curso de Engenharia. Atualmente, o grupo é composto por 40 membros, distribuídos em diferentes funções, incluindo diretoria de projetos e coordenação de setores. A equipe recebe orientação do professor Washington Orlando Irrazabal Bohorquez, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Além da SA Cup, a Supernova Rocketry já marcou presença em outras competições internacionais. Em agosto de 2019, a equipe participou da Latin American Space Challenge (LASC), realizada em São Paulo, considerada a segunda maior competição de foguetemodelismo do mundo, e também das Olimpíadas Brasileiras de Satélites.