Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves realizarão uma apresentação teatral como encerramento das atividades do ano do projeto de extensão “Contos de Mitologia”. O evento acontece nesta segunda, 4, a partir das 8h, no Anfiteatro da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrada é aberta a toda a comunidade.
Os estudantes pertencem a três turmas do 5º ano e têm idades entre 10 e 13 anos. A ação será composta de pequenas representações de mitos presentes na obra “Metamorfoses”, do poeta latino Ovídio (43 a.C. – 17. d.C.), do Período Clássico. As histórias foram adaptadas pelos integrantes do projeto de extensão.
Segundo a coordenadora da iniciativa e pró-reitora adjunta de Extensão, Fernanda Cunha Sousa, os mitos escolhidos foram debatidos com os jovens ao longo do primeiro semestre deste ano. As histórias que geraram maior identificação nos alunos foram escolhidas: “A sina de Quíron”, “A cabeleira de Berenice” e “A face de Medusa”.
De acordo com Fernanda, a atividade tem como objetivo demonstrar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano junto com os alunos para suas famílias e comunidade escolar, além de ajudar a “desenvolver a autoestima, a expressão corporal, a cooperação e a expressividade oral dessas crianças, por meio da apresentação dramatizada de pequenas representações de mitos”, afirma a docente, que também integra o Departamento de Letras da UFJF.
Os alunos ensaiaram ao longo do segundo semestre de 2023. Todas as histórias abordam os catasterismos – histórias mitológicas em que um personagem (humano ou inanimado) é transmutado em constelação, como forma de ser eternizado no firmamento após algum evento marcante.
A Escola Municipal Tancredo Neves é a parceira mais antiga do projeto de extensão, presente desde 2016. Situada na Rua José Lourenço Kelmer, nos arredores do campus da UFJF, a escola tem como alunos crianças e adolescentes residentes na região da Cidade Alta, em bairros como São Pedro, Martelos, Nova Germânia e Jardim Casablanca. Para a professora do 5º ano Vanessa dos Santos Novaes a colaboração é fundamental para aproximar esses estudantes do ambiente universitário.
“Os alunos bolsistas do projeto contam narrativas de um universo que a grande maioria não conhece, mas passa a entender. Paulatinamente vão agregando conhecimento e tomando a dimensão de que aquelas informações podem ser acessadas em livros. E com visitas à Universidade, esse local é construído, na cabeça desses jovens, como um espaço de produção de conhecimento e saberes, do qual eles passam a querer fazer parte”, afirma a professora.
Na apresentação, as crianças usarão adereços confeccionados por alunos da disciplina “Oficina de Estudos Clássicos: Mitologia e Ensino”, em conjunto com a equipe do “Contos de Mitologia”. Ela é ministrada pela professora do Departamento de Letras Charlene Martins Miotti, também vice-coordenadora do projeto de extensão. A partir de 2024, a oficina se tornará uma das disciplinas extensionistas a serem oferecidas pela Faculdade de Letras.
O trabalho conjunto da oficina e do “Contos de Mitologia” integra as adaptações que vêm sendo realizadas na proposta da disciplina como forma de atender à Resolução 75/2022, do Conselho Setorial de Graduação (Congrad). A deliberação estabelece normas para a inserção da extensão nos currículos de graduação da UFJF.
Projeto aperfeiçoa habilidades de jovens atendidos e estudantes de graduação
O projeto de extensão “Contos de Mitologia” existe desde o começo dos anos 2000, com o intuito de levar à comunidade os resultados do trabalho desenvolvido pela equipe de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Letras da UFJF, por meio da contação de histórias da Antiguidade Clássica. Professores e estudantes de graduação promovem a difusão do conhecimento sobre os Estudos Clássicos, além de treinarem habilidades de expressão, linguagem oral e escrita junto às pessoas beneficiárias do projeto.
“Pretendemos contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva das crianças, através do exercício contínuo da expressão e do conhecimento, proporcionados pelo acesso a aspectos formadores de sua própria cultura. Aspectos explorados atualmente pela indústria cinematográfica, editorial e de jogos, embora ainda pouco trabalhados em determinados segmentos sociais”, avalia a coordenadora Fernanda Cunha.
Ainda de acordo com Fernanda, o projeto também contribui para aperfeiçoar a formação acadêmica e didática dos bolsistas, tornando-os mais conscientes em relação ao ambiente sociocultural com o qual podem se deparar futuramente na vida profissional. As atividades são planejadas de forma coordenada às propostas didáticas das professoras regentes das turmas e definidas em parceria com os docentes e a direção da escola.
Outras informações: (32) 2102-3150 – Faculdade de Letras