Estudantes da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves apresentam obra de Ovídio (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é palco da apresentação Mitos em Cena, uma contação de histórias dramatizadas realizada por 75 crianças, entre 10 e 12 anos, estudantes da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves no bairro São Pedro. A atividade é aberta ao público e ocorre nesta quinta-feira, 20, das 14h às 16h, no auditório da Faculdade de Letras.

A apresentação é resultado do projeto de extensão “Contos de Mitologia”, desenvolvido na Faculdade de Letras. Por meio dele, a cultura clássica é apresentada a alunos de escolas públicas do ensino fundamental. Alunos do curso de Letras-Latim orientam as atividades do projeto.

O evento integra a 25ª Semana de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras. A apresentação é baseada no livro “Metamorfoses”, de Ovídio, e é feita por cinco turmas: cada grupo com um mito. A composição musical da encenação será feita pelo Coro Acadêmico da UFJF.

De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Cunha Sousa, a ação promove o contato dos alunos do curso Letras-Latim com a escola. “Os graduandos levam para as crianças a cultura clássica, passando pelo desafio da transposição da teoria para um contexto fora da Universidade. As atividades desenvolvidas em sala são trabalhadas em conjunto com os conteúdos do cotidiano, quando é feita a integração do que será estudado com uma abordagem diferenciada.”

Fernanda ainda destaca que a exibição permite que o trabalho desenvolvido na UFJF e executado fora, retorne. “Com a apresentação, o conteúdo acadêmico trabalhado com a comunidade externa retorna e interage novamente com a comunidade acadêmica.”

Contos de Mitologia

O Contos de Mitologia é um projeto da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFJF desenvolvido em parceria com a Faculdade de Letras, que tem o intuito de trabalhar a cultura clássica em escolas da rede pública de Juiz de Fora. Os textos são adaptados pelos estudantes da graduação Letras-Latim para a melhor compreensão pelas crianças. Atualmente, o projeto é executado na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.

Outras informações: (32) 2102 – 3150 – Faculdade de Letras