Programação conta com dois dias de debates e apresentações de pôsteres. (Foto: Gabriella Moura)

As atividades do 2º Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa já começaram no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Serão dois dias de palestras, debates com pesquisadores convidados e apresentação de pôsteres dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica nos cursos de pós-graduação da Instituição.

Ângelo Denadai reforçou a importância do incentivo à pesquisa. (Foto: Gabriella Moura)

A abertura do evento contou com participação do diretor-geral do campus GV, Ângelo Denadai, que parabenizou estudantes e docentes pelo trabalho de excelência realizado na região do Vale do Rio Doce. “Sabemos da dificuldade que é a dedicação à pesquisa e às atividades dos laboratórios. Fazemos o máximo de esforço para proporcionar condições de trabalho aos estudantes. O investimento em pesquisa é essencial para o desenvolvimento de novas descobertas, para o aprimoramento da ciência e o consequente desenvolvimento regional”, comentou. A atividade contou, ainda, com a participação do coordenador acadêmico e vice-diretor do campus, prof. Alex Sander Moura.

Coordenadores dos programas de pós-graduação e equipe gestora da UFJF-GV durante abertura do Simpósio. (Foto: Gabriella Moura)

A programação do primeiro dia de evento contemplou, também, apresentação dos coordenadores dos programas de pós-graduação da UFJF-GV: o professor Jeferson Gomes da Silva, coordenador do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular; o professor Marcelo Nagem de Oliveira, que coordena o Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia e o coordenador da Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, professor Pedro Henrique de Carvalho. Os docentes apresentaram informações sobre linhas de pesquisa, trabalhos realizados e iniciativas dos cursos.

Profa. Maria Elena Garcia durante apresentação no Simpósio. (Foto: Gabriella Moura)

Na sequência, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Maria Elena Perez Garcia, apresentou a palestra “Peptídeos terapêuticos derivados de peçonhas de aranhas: da ciência básica aos testes clínicos”. Além dos resultados da renomada pesquisa, que culminou em publicações mundiais sobre as aplicações da peçonha de aracnídeos no tratamento de condições clínicas, a professora apresentou um panorama dos trabalhos desenvolvidos na instituição parceira.

A programação seguiu com apresentação dos pôsteres dos estudantes dos programas de pós-graduação. O 2º Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa continua nesta sexta (1º), a partir das 8h30, com apresentação de pôsteres. Às 10h30, acontece a palestra “Revisão sistemática e metanálise na elaboração de artigos científicos”, com o professor Leandro Roberto de Macedo, da UFJF-GV. A partir das 13h30, acontecem as apresentações orais, além do workshop “Profbio-GV: Histórias de sucesso”, com moderação do prof. Marcelo Nagem de Oliveira. Clique aqui e confira a agenda completa.