A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna pública a Resolução 132/2023, referente à implementação de novas diretrizes para a certificação de programas e projetos especiais de Ensino em cursos de graduação. Tratam-se de atividades orientadas por professores e que não estão vinculadas a outros programas regulamentados pela instituição. Deste modo, o documento, que entra em vigor a partir de 1º de dezembro, estabelece parâmetros para o registro e certificação dessas iniciativas, visando enriquecer a formação acadêmica dos estudantes.

Professores interessados em registrar suas atividades já podem submeter documentos à Coordenação de Políticas de Currículos e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas. A documentação inclui um projeto detalhado com objetivos, descrição das atividades, relação com a formação acadêmica do estudante, carga horária total, período e local de realização, total de participantes e organizações envolvidas no programa ou projeto.

Ainda de acordo com o documento, os programas têm a flexibilidade de adotar caráter multi ou interdisciplinar, promovendo debates e formação acadêmica em temas transversais, além da produção acadêmica em diversas formas. Eles também podem ser desenvolvidos presencialmente ou à distância, a qualquer momento, inclusive fora do período regular, desde que estejam alinhados com a formação acadêmica dos estudantes, considerando a disponibilidade de pessoas e espaço para a realização das atividades.

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, explica que a nova resolução não apenas incentiva a diversidade de abordagens e temáticas nos programas, mas também facilita a flexibilização curricular, permitindo que os estudantes utilizem essas atividades para a integralização de seus currículos.

Amorim destaca que a aprovação da minuta está alinhada com o atual trabalho da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFJF, que incentiva a discussão de temas como política de direitos humanos, questões climáticas, desenvolvimento sustentável e inovação e empreendedorismo. Ele enfatiza que os temas podem ser abordados por meio dos projetos de ensino que ficam registrados, contribuindo para a produção de conteúdos curriculares acessíveis aos estudantes e para a flexibilização curricular permitida pela resolução.

“Muitos docentes já estão engajados em atividades alinhadas a essas temáticas e a minuta desempenha um papel crucial ao registrar essas iniciativas. Isso se torna particularmente relevante, principalmente no que diz respeito à produção de conteúdos curriculares, proporcionando aos estudantes um acesso mais amplo a conhecimentos interdisciplinares”, comenta Amorim.

A certificação dos participantes ocorrerá em até 30 dias após o encaminhamento da documentação. Todo o processo de registro e certificação deve ser realizado pelo Sistema Eletrônico de Informações – SEI, contendo as assinaturas dos docentes responsáveis pelas atividades.

Outras informações:
coord.prograd@ufjf.br
Resolução 132/2023