Livro tem conteúdo ilustrativo e transmitido de forma simples (Imagem: Divulgação)

Membros do projeto de extensão “Acompanhamento e atendimento fisioterapêutico a lactentes com risco para alterações no desenvolvimento”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançaram a obra “Manual ilustrado de orientações aos pais sobre o desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos”. Na obra, são demonstradas atividades que podem ser feitas dentro de casa para a adequada estimulação do desenvolvimento do bebê durante os primeiros 24 meses de vida. A obra está disponível em versão digital e pode ser baixada gratuitamente.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão e autora do livro, Jaqueline Frônio, a obra foi elaborada com o intuito de preencher uma lacuna na orientação do trato a lactentes com atraso ou alteração no desenvolvimento neuromotor. Crianças com risco de ter um quadro do tipo também foram consideradas. 

A intenção é promover o nível adequado de estimulação a essas crianças em seu ambiente natural, seja em casa ou na comunidade. A obra é voltada a familiares e cuidadores. 

“Normalmente, esse tipo de material possui maior quantidade de texto e poucas imagens ou fotos, o que dificulta o entendimento e adesão por parte dos familiares. Sendo assim, elaboramos um material rico em imagens e organizado de uma maneira que facilite a localização e o entendimento das atividades mais indicadas para cada caso”, conta Jaqueline, que também é professora da Faculdade de Fisioterapia da UFJF. 

Ainda de acordo com a docente, a ideia de escrever o livro surgiu no período de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus. Na ocasião, as atividades presenciais de intervenção precoce (voltadas ao principal público-alvo do projeto) precisaram ser interrompidas. Em busca de minimizar os prejuízos para as pessoas atendidas, a equipe do projeto de extensão realizou atendimentos de forma remota. Como está descrito no livro, foram pensadas alternativas e soluções para sanar as dificuldades e manter a qualidade das ações. 

“Os primeiros dois anos de vida são um período crucial, em que o Sistema Nervoso Central tem maior capacidade de aproveitamento e adaptação às demandas do ambiente. Portanto, não poderíamos simplesmente interromper as atividades do projeto e esperar o retorno das atividades presenciais – o prejuízo para os lactentes e familiares seria irreversível”, avalia Jaqueline. 

O livro foi lançado no fim do mês de outubro no anfiteatro da Faculdade de Fisioterapia. O evento contou com a participação de alunos, ex-alunos e profissionais da área, além de lactentes e familiares atendidos pelo projeto. 

Projeto de extensão atua há quase três décadas

Obra foi lançada em evento na Faculdade de Fisioterapia (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto de extensão “Acompanhamento e atendimento fisioterapêutico a lactentes com risco para alterações no desenvolvimento” existe desde 1996 e oferece avaliação e atendimento a lactentes que apresentam atrasos ou alterações no desenvolvimento neuromotor ou com fatores de risco para algum tipo de alteração. 

Dentre as atividade desenvolvidas no projeto estão a intervenção precoce junto a lactentes que vierem a apresentar alterações no desenvolvimento e detecção rápida do quadro; redução do índice e do grau de morbidade em lactentes com fatores de risco; melhora dos vínculos mãe-bebê e família-bebê; incremento da qualidade de vida dos lactentes e seus familiares e formação a alunos da UFJF, por meio da participação como bolsistas ou da observação das ações realizadas. 

Os atendimentos são realizados no serviço de Fisioterapia Pediátrica do Hospital Universitário (HU/UFJF). Também são autoras da obra as fisioterapeutas Kátia da Costa Pereira (servidora no HU/UFJF e supervisora prática do projeto de extensão), Júlia de Souza Castilho (mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional da UFJF), Letícia de Paula Vicente e Mayara Vieira de Souza

Outras informações: (32) 2102-3843 – Faculdade de Fisioterapia.