A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integrante da Rede Mineira de Comunicação da Ciência (RMCC), anuncia a 12ª edição do Fala Ciência, um evento dedicado à discussão e ao aprofundamento de temas relacionados à comunicação científica. A iniciativa ocorrerá de forma híbrida nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, e será transmitida ao vivo pelo YouTube, a partir das 14h, permitindo amplo acesso ao público interessado.

Este ano, o evento traz à tona debates sobre o financiamento da divulgação científica pública e as abordagens transmidiáticas na produção de conteúdo científico. Com uma série de palestras programadas para a tarde, o Fala Ciência visa oferecer uma visão abrangente e crítica sobre os desafios atuais enfrentados pelos profissionais da área.

Às 14h, a sessão de abertura será conduzida pelos coordenadores da Rede Mineira de Divulgação Científica, que apresentarão um panorama das atividades e objetivos da rede. Em seguida, às 14h15, a sub-coordenadora do projeto “Uai, Me Conta?!”, voltado para a comunicação da ciência realizada em Minas Gerais,  Juliana Fedoce, discutirá as nuances do financiamento da comunicação pública da ciência.

A jornalista Tuany Alves, especialista em comunicação digital e divulgação científica, assumirá às 15h para compartilhar técnicas e dicas para a criação de vídeos impactantes na divulgação científica. Com uma carreira que combina teoria e prática, Alves oferece uma perspectiva valiosa para o engajamento efetivo do público na ciência.

Encerrando a programação, às 16h, a professora Ana Carolina Souza, conhecida por seu trabalho em comunicação sustentável e transmídia, abordará a prática da transmídia na divulgação científica. Sua experiência como estrategista de marcas e docente nas instituições PUC Minas e Centro Universitário UNA proporcionará uma visão aprofundada sobre estratégias na comunicação científica.

A 12ª edição do Fala Ciência é uma oportunidade para profissionais e entusiastas da comunicação científica explorarem temas relevantes e atualizados. O evento estará acessível para todos os interessados através da transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do evento. A participação é aberta e encorajada a todos que desejam se aprofundar nas discussões sobre a comunicação da ciência na atualidade.

(Arte: Divulgação)