Público poderá conferir obras criadas pelos compositores Mozart, Haydn e Beethoven (Foto: Divulgação)

Integrante da nova edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart), administrado pela Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (Procult/UFJF), a Orquestra Acadêmica da UFJF se apresenta no Cine-Theatro Central, nesta quarta-feira, 29, às 19h. A entrada é franca e pode ser feita mediante apresentação de ingressos gratuitos em distribuição na bilheteria do espaço.

Trata-se de um concerto que dá visibilidade ao trabalho realizado na disciplina de Prática de orquestra dos cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura), realizado com a orientação da professora Raquel Rohr. A Orquestra é vinculada ao Laboratório de Grupos Musicais do Instituto de Artes e Design (IAD) e traz ao público obras de repertório sinfônico e operístico, apresentando como solistas os alunos da classe de Canto da professora Taís Vieira, em trechos da ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart. 

No cronograma de apresentação consta o 1º movimento do Concerto para Piano em Ré Maior, de Joseph Haydn, com a solista Raphaella Maria Alves, aluna do Bacharelado em Piano na classe do professor Fernando Vago. A sessão conta, ainda, com uma orquestração do aluno Josuan Vicenzi, da turma do professor Rafael Fortes, além do 1º e 4º movimentos da Sinfonia nº 1 de Ludwig Van Beethoven. 

Antecedendo o concerto, às 19h, o professor Rodolfo Valverde ministra palestra sobre o repertório a ser executado, ação que enriquece o conhecimento do público sobre a música de Mozart, Haydn e Beethoven, gênios da composição clássica.

Trajetória especial

Criada em 2015, a Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora é parte integrante do Laboratório de Grupos Musicais da UFJF. É formada por docentes, servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes da Instituição, além de músicos convidados. Atualmente, é coordenada pelos professores Raquel Rohr, Eliézer Isidoro e Larissa Novo. 

Como disciplina do Departamento de Música do IAD, a Orquestra integra o currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFJF e colabora com as classes de composição, arranjo, orquestração, instrumentos e canto. Ela cumpre seu papel de formação dos alunos, abrangendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão, afora seu destacado viés cultural.

Desde sua fundação, o grupo realizou concertos em diversos espaços da cidade e região, como o Auditório Geraldo Pereira (IAD/UFJF), Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba, entre outros.

Serviço

Data: 29/11/2023

Horário: 19h – palestra / 20h – concerto

Local: Cine-Theatro Central – Praça João Pessoa s/nº – Calçadão da Rua Halfeld – Centro – Juiz de Fora

Entrada Franca (distribuição de ingressos na recepção do teatro. Segunda e terça: das 9h às 12h e das 14h às 17h)

Programação do concerto (Arte: Divulgação)

Outras informações:

(32) 2102-6329 – Cine-Theatro Central 

Página da Orquestra Acadêmica da UFJF no Instagram