Arte: Divulgação

As circunstâncias bem-humoradas vividas por idosos em uma agência de talentos: essa é a tônica de “Brilho Noir”, nova peça do Núcleo de Terceira Idade do Grupo Divulgação, que encerra a sequência de apresentações da companhia em 2023. O espetáculo estreia nesta quarta-feira, 29 de novembro, e segue em curta temporada até o sábado, 2 de dezembro. As apresentações acontecem sempre às 20h, no Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A comédia é escrita e dirigida por José Luiz Ribeiro.

O espetáculo é fruto do projeto de extensão “Workshop de Interpretação para a Terceira Idade”, realizado em parceria entre o Grupo Divulgação e a Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF, desde 1994. A iniciativa foi premiada na VII Mostra de Ações de Extensão da UFJF, na área de Comunicação.

Situações inusitadas levam público ao riso

A agência “Brilho Noir” é aberta por um grupo de cinco amigas que, entediadas com a rotina de encontros em mesas de bar, resolvem fazer algo pela comunidade. A saída encontrada é abrir uma firma captadora de talentos – da música e das artes cênicas, por exemplo – que possam “brilhar” na televisão e demais manifestações midiáticas. O empreendimento fica localizado em uma das salas de um prédio comercial. Quando os idosos interessados no serviço oferecido pela empresa se encontram com as donas do negócio, o embate começa.

“O público pode esperar muito riso. A sala que as donas conseguem para o trabalho pertence à tia rica de uma amiga. No andar superior do edifício há um setor responsável pela revisão de pensões. Algumas pessoas erram o andar e acabam entrando em uma confusão, em algo que não esperavam”, afirma José Luiz Ribeiro.

Cada um dos inscritos passa por uma audição. No momento em que os participantes devem demonstrar os seus talentos, surgem diversas questões, como a timidez e a vaidade. Tudo é tratado com muito bom humor, levando o público ao riso com a sequência de situações inusitadas. “Esse quiprocó é que justamente vai gerar o riso”, avalia o autor e diretor, que se tornou um dos imortais da Academia Brasileira de Cultura em cerimônia realizada no dia 14 de novembro.

Servidores docentes e técnico-administrativos (TAEs) e trabalhadores terceirizados da UFJF podem retirar um par de convites na bilheteria do teatro. A retirada está sujeita à lotação da casa. O Forum da Cultura fica localizado na rua Santo Antônio, 1.112, Centro.

Projeto de extensão promove autonomia e autoestima

“O público pode esperar muito riso” (Foto: Márcia Falabella)

Os atores em cena participam do projeto de extensão “Workshop de Interpretação para a Terceira Idade”, em que idosos têm aulas de interpretação, improvisação e estudo de textos. A oficina culmina com a realização de espetáculos com apresentações abertas ao público. Desde o início da iniciativa, já foram encenadas mais de 35 montagens. O projeto é pioneiro ao trabalhar com criação da arte teatral especialmente junto à Terceira Idade. A metodologia da ação foi destacada na Cartografia do Teatro Brasileiro.

Na avaliação da coordenadora do projeto, Márcia Falabella, ao se colocarem em cena e serem vistos pelo outro, os participantes do projeto têm uma “ativação” da autoestima e da memória. “Eles precisam fazer o seu melhor para decorar o texto, entrar nas cenas o mais corretamente possível. Há alguns elementos dessa dinâmica que trabalham a energia positiva junto ao idoso, dão esse ‘upgrade’, porque quando se está em cena, ganha-se um sentido de estar vivo muito forte. Esse frio na barriga é uma grande vitamina para os nossos idosos”, avalia a coordenadora, que também é atriz do Grupo Divulgação e professora da Facom.

São professores do projeto de extensão José Luiz Ribeiro, Márcia Falabella e a professora da Facom e diretora do Forum da Cultura da UFJF, Marise Mendes.

Elenco e equipe

As cinco amigas donas da agência “Brilho Noir” são interpretadas por Adélia Bassani (Nilma), Ana Maria Sell (Lara), Fernanda Moysés (Simone), Marisa Magalhães (Renata) e Vera Espíndola (Regina). Os idosos que procuram a firma são vividos por Camila Teixeira (Duda), Celina Morais (Cremilda), Jorge de Sá (Orlando), José Homero Soares (Silvio), José Paulo da Silva (Pacheco), Maria Aparecida Fracetti (Dulce), Maria das Graças Fernandes (Cleide), Maria Lourdes de Moura (Dóris), Marly Medeiros (Liza), Olinda França (Tiana) e Vilma Nunes Reis (Melissa).

O figurino é de Malu Ribeiro. A sonoplastia é de Letícia Rezende; registro videográfico, preparo vocal, cartaz e fotografia são de Márcia Falabella. Iluminotécnica, desenho de luz, texto e direção são de José Luiz Ribeiro.

No apoio estão Aian Cruz, Dowglas Mota, Igor Santos, Jéssica Mazzini, Julia Ferreira, Lendel Smânio, Lúcio Araújo, Mateus Omar e Pedro Moysés.

“Brilho Noir”
Teatro do Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1.112, Centro.
Datas: de quarta-feira a sábado, entre 29 de novembro e 2 de dezembro.
Horário: 20h.

Outras informações: (32) 2102-6306 – Forum da Cultura