O Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPGS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna públicos os editais para os processos seletivos de mestrado e doutorado, com períodos de inscrição a partir desta quarta-feira, 22 de novembro de 2023, até dia 3 de janeiro de 2024.

Vale ressaltar que, em ambos os processos seletivos, em conformidade com a Resolução 67/2021 do Conselho Superior da UFJF e da Portaria/SEI n.º 311/2022-PROPP, 40% das vagas oferecidas pelo PPGS serão direcionadas a candidatos inscritos na modalidade de cotas. Esta é destinada a grupos específicos, incluindo pessoas negras, povos e comunidades tradicionais, pessoas trans, pessoas com deficiência e pessoas refugiadas ou imigrantes humanitários.

Mestrado

O mestrado acadêmico, previsto para iniciar no primeiro semestre de 2024, oferece 22 vagas. Com ênfase em diversas linhas de pesquisa, os temas abordados incluem desde ventilação mecânica e suas complicações até educação médica e saúde mental. Este programa é voltado para candidatos com graduação reconhecida pelo Ministério da Educação ou com diploma estrangeiro revalidado. O processo seletivo será rigoroso, incluindo prova de método científico, análise de projeto, avaliação de currículo e entrevista.

Doutorado

O doutorado, também com início no primeiro semestre de 2024, disponibiliza 24 vagas. O programa visa aprofundar conhecimentos e estimular pesquisas inovadoras em saúde, distribuindo as vagas entre diversas linhas de pesquisa e orientadores. O processo seletivo para o doutorado segue critérios semelhantes ao do mestrado, com avaliação de projeto de pesquisa, currículo e entrevista.

Outras informações:

Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPGS)

Edital de mestrado do PPGS 2024

Edital de doutorado do PPGS 2024