caixa meliponário abelhas sem ferrão ufjf

Estudantes do Instituto de Artes e Design criaram abrigo para abelhas sem ferrão no Jardim Botânico (Foto: Silvia Xavier)

O design ecológico é uma ferramenta de gestão ambiental que busca conciliar a criação de produtos e serviços com a responsabilidade ambiental e social para a minimização de impactos ambientais. Tendo isso em mente, estudantes do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF) criaram a Mostra Universitária de Design Ecológico (Mude).

O evento ocorre na próxima segunda-feira, 27, das 14h às 19h,  no pátio interno do IAD, com entrada gratuita e aberto ao público em geral. A iniciativa apresenta ações de sustentabilidade da UFJF e outras instituições públicas e privadas de Juiz de Fora. Com isso, busca ampliar o reconhecimento e a urgência do tema, assim como aumentar o contato entre os diferentes setores da Universidade que trabalham nessa área.

compostagem - mostra universitária design ecológico ufjf

Mostra explicará como fazer compostagem, processo que transforma lixo orgânico em adubo (Foto: Divulgação)

A Mostra terá orientações sobre reciclagem, reaproveitamento de materiais e ciclo de vida de produtos industrializados e apresentação sobre compostagem, que é um processo de transformação do lixo orgânico em adubo natural.

O projeto distribuirá mudas de plantas de várias espécies, blocos de anotação feitos com papel reaproveitado e 70 litros de adubo natural líquido.

Participantes poderão ainda aprender sobre meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão. Em especial, saberão como é a montagem de meliponário, composto por um conjunto de caixas próprias para abrigarem essas espécies de abelha. O material foi criado por alunos do instituto para a Trilha do Mel, a ser inaugurada no Jardim Botânico da UFJF.

Criação coletiva

distribuição de mudas mostra universitária design ecológico

Mudas de plantas serão distribuídas no evento (Foto: Divulgação)

Orientados pelo professor André Mol, do IAD, os alunos da disciplina “Prática Gráfica I” criaram o nome da mostra, a marca e desenvolveram suas aplicações em todo o material  impresso, como cartazes, banners, crachás, embalagens e rótulos, bem como em redes sociais. Foram responsáveis também por fazer contato e convidar setores internos da UFJF e iniciativas externas voltadas à sustentabilidade para participarem da Mude.

Integram também o projeto estudantes da disciplina “Design e Sustentabilidade”, orientados pela professora Sílvia Xavier. Desenvolveram banners com análises de produtos que geram significativo impacto ambiental ou social, de forma a apontar questões críticas em seus ciclos de vida e indicar alternativas mais sustentáveis para esses produtos.

O impacto positivo que a Mostra pode trazer para a faculdade e para comunidade de Juiz de fora é uma das partes mais gratificantes para a aluna Camille Cristal Anastacio, do Bacharelado em Design. “Toda essa experiência me fez perceber que o trabalho gráfico do designer não está só atrás de um computador, mas sim na conexão entre nós e as pessoas que vão consumir nosso trabalho. O que está sendo feito é para alguém, e o conhecimento do processo é necessário para não deixar passar a essência do projeto.”

mudeufjf@gmail.com
instagram.com/mudeufjf