A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistou a 14ª posição no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), sendo reconhecida como uma das Instituições de Ensino Superior (IES) mais empreendedoras do Brasil. Na Região Sudeste, a Universidade alcançou a oitava colocação. O ranking é promovido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e a divulgação do resultado ocorreu na última semana em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Na edição de 2023 do ranking foram analisadas 108 IES nas 27 unidades federativas do país. A elaboração da lista contou com a participação de mais de 34 mil estudantes. As instituições foram avaliadas em seis eixos: Cultura empreendedora, Extensão, Inovação, Capital financeiro, Infraestrutura e Internacionalização. Além disso, neste ano a Brasil Júnior introduziu o Índice de Institutos Empreendedores, abrangendo não apenas as universidades, mas também os Institutos Federais.

Para o diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, o resultado positivo da Universidade está relacionado ao amadurecimento da Instituição e das suas ações de Inovação e Empreendedorismo.

“A UFJF foi das posições 49ª e 23ª nas edições anteriores, para a 14ª colocação na edição de 2023. Também destaco a classificação na oitava posição em Infraestrutura para Empreendedorismo. Deste modo, confirmamos que estamos no caminho certo para fazer com que a UFJF esteja entre as melhores universidades empreendedoras do Brasil”, comenta.

Confira, abaixo, a classificação geral do RUE:

Arte: Diretoria de Imagem Institucional

O Ranking

O RUE, considerado o maior ranking brasileiro sobre universidades empreendedoras, é também o maior do mundo realizado por estudantes. Desde 2016, o Movimento de Empresas Juniores (MEJ) é responsável por conduzir essa avaliação. Todas as universidades do país são convidadas a participar, o que proporciona uma representação abrangente da situação empreendedora na Educação Superior.

Segundo o documento que apresenta o ranking, o MEJ define uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável ao desenvolvimento da sociedade por meio de práticas inovadoras. Isso requer uma postura empreendedora, caracterizada pela proatividade na resolução de problemas, disposição para assumir riscos e aproveitar oportunidades.

Outras informações: (32) 2102-3911 – Diretoria de Inovação (Dinova)