Um mergulho na obra do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), com uma narrativa que interliga diferentes obras do bardo. Essa é a proposta do espetáculo “Shake Shakespeare”, que o Núcleo de Adolescentes do Grupo Divulgação estreia nesta quarta-feira, 22, às 20h, no Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A obra é assinada e dirigida por José Luiz Ribeiro, recém-empossado imortal da Academia Brasileira de Cultura. As apresentações seguem em curta temporada na quinta, 23, sexta, 24 e no sábado, 25, no Teatro do Forum da Cultura, sempre às 20h.

São as três irmãs bruxas de “Macbeth” que unem os pontos entre as diferentes obras de Shakespeare que compõem o espetáculo. O trio liga as pontas e apresenta um plantel de personagens presentes em peças como “Hamlet”, “Romeu e Julieta” e “O Mercador de Veneza”, em citações e trechos adaptados.

Para os jovens alunos do Núcleo de Adolescentes, esta é uma oportunidade de aproximação com a obra de Shakespeare, “o maior dramaturgo de todos os tempos”, como define José Luiz Ribeiro. “Eles poderão rastrear, como as bruxas o fazem durante toda a peça, a obra desse monumental autor. Nós precisamos dar aos adolescentes pós-pandêmicos algo de uma cultura clássica, que eles precisam conhecer. E eles podem ter acesso a tudo isso no notebook ou no celular, mas precisam ser incentivados a isso. Shakespeare tem histórias para jovens, para adultos e para os mais velhos”, reflete.

Esta será mais uma ocasião em que o Grupo Divulgação visitará a obra do dramaturgo inglês. O Núcleo Universitário da companhia já encenou “O Mercador de Veneza”, em 1988; “A Tempestade”, em 2006; e “Romeu e Julieta”, em 2016.

Servidores docentes e técnico-administrativos (TAEs) e trabalhadores terceirizados da UFJF podem retirar um par de convites na bilheteria do teatro. A retirada está sujeita à lotação da casa. O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro

Elenco e equipe

Os seguintes jovens integram o elenco de “Shake Shakespeare”: Aian Cruz, Ana Beatriz Costa, Ana Clara Pereira, Ana Júlia Souza, Beatriz Coelho, Brayan Tagliate, Erick Juliani, Gustavo de Deus, Isabela Bellini, Júlia Trindade, Luisa Cardoso, Luisa Faustino, Maria Clara Rodrigues, Pedro Ribeiro, Pietra Sevarolli, Tarumim Núria e Waine Meirelles.

O figurino é de Malu Ribeiro. A sonoplastia é de Emmanuelle Serdeira; a projeção de slides é de Lúcio Araújo. Cartaz, preparo vocal e fotografia são de Márcia Falabella; preparo corporal é de Dowglas Mota. Iluminotécnica, desenho de luz e direção são de José Luiz Ribeiro. No apoio aos trabalhos estão Igor Santos, Lendel Smânio e Pedro Moysés.

Serviço

“Shake Shakespeare”

Teatro do Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1.112, Centro.

Datas: de quarta-feira a sábado, entre 22 e 25 de novembro. 

Horário: 20h.

Outras informações: (32) 2102-6306 – Forum da Cultura

Página do Grupo Divulgação no Instagram