Integrantes de duas ligas acadêmicas do campus e de uma organização internacional de estudantes foram os (idealizadores da ação. Foto: divulgação)

Este mês é dedicado à conscientização sobre a saúde masculina e prevenção ao câncer de próstata. Por conta disso, uma série de ações têm sido promovidas pelas mais diferentes instituições e organizações, como a que aconteceu nas últimas quinta, 9, e sexta, 10, na praça dos Pioneiros.

‘Novembro Azul: Educação em Saúde e Promoção de Saúde do Homem’ foi promovida pela IFMSA-Brazil, uma associação internacional de estudantes de medicina, em parceria com as ligas acadêmicas de Urologia e Nefrologia (Lune) e de Semiologia Médica (Lasem), ambas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A atividade contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Integração Ensino-Serviço (Niesc) e a coordenadora médica da atenção básica, Ana Paula Vilas Boas.

Durante os dois dias atividades, os cerca de 32 estudantes da UFJF-GV orientaram os homens que passaram pela praça sobre o câncer de próstata e demais doenças com maior prevalência nessa parcela da população. O público masculino também recebeu informações sobre hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e alcoolismo.

Auxiliados pelo ambulatório móvel fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, os discentes de medicina do campus ainda esclareceram dúvidas em relação ao cadastro no posto e demais serviços oferecidos gratuitamente, sempre estimulando o uso do Sistema Único de Saúde (SUS).