Os participantes aprenderam sobre primeiros socorros. (Foto: divulgação/Nejus)

Uma oficina organizada pelo Núcleo de Estudos e Extensão Juventude e Socioeducação (Nejus), projeto de extensão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), capacitou educadores de três casas de acolhimento a crianças e adolescentes da cidade para atendimento em primeiros socorros. A atividade aconteceu nas últimas quarta, 8, e quinta, 9, e foi ministrada pelo tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Aílton Alves da Silva.

Os conteúdos foram bem práticos e consideraram a rotina experimentada por esses profissionais em seus locais de trabalho, especialmente aquelas situações que oferecem risco à saúde e à vida dos acolhidos, como explica o coordenador do Nejus. “O objetivo foi qualificar e habilitar essas pessoas – muitas não tinham essa habilitação. E tendo uma qualificação tão técnica e competente quanto a do Corpo de Bombeiros, a ideia era que ocorrendo essas situações, possam prestar o atendimento e evitar situações que possam comprometer as crianças e adolescentes”, afirma Bráulio Magalhães.

A oficina foi ministrada pelo tenente do Corpo de Bombeiros, Aílton Alves da Silva. Foto: divulgação/Nejus)

Embora idealizada pelo Nejus, a capacitação foi uma demanda apresentada pelas próprias equipes de educadores das unidades de acolhimento, como a Casa Lar, que atende a crianças, e os serviços masculino e feminino, que acolhem, respectivamente, meninos e meninas com idades entre 12 e 18 anos.

Além dos educadores das casas de acolhimento, a oficina também contou com a participação de integrantes de ligas acadêmicas dos cursos de graduação do Instituto de Ciências da Vida (ICV) do campus. Cerca de 25 pessoas participaram em cada um dos dois dias de atividades.