O último dia do Enem 2023, que ocorre em 12 de novembro, terá 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 acontece no próximo domingo, 12. Neste dia, que também é o último dia de aplicações regulares desse processo, os candidatos responderão às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, totalizando 90 questões.

Para aqueles que pretendem ingressar em alguma universidade federal, a realização do Enem é indispensável, pois a nota é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde estarão abertas as vagas das instituições, inclusive da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A seguir, preparamos algumas informações necessárias para o segundo dia, como a divisão das questões, o que é necessário levar e também os horários de provas, que possuem modificações em relação ao primeiro dia de exame.

Perdi o primeiro dia do exame, e agora?

Segundo o Inep, dados preliminares apontam que 26,6% dos candidatos em Minas Gerais não compareceram ao primeiro dia do Enem 2023. O número de abstenção se aproxima aos dados nacionais, com total de 28,1%. Apesar da ausência no primeiro dia, esses participantes podem ir ao segundo dia do exame, no próximo domingo, 12 de novembro.

As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer a segunda chamada das provas que ocorrem nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para os participantes que foram alocados em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição. O prazo para solicitar reaplicação vai de 13 a 17 de novembro. Contudo, os inscritos que não compareceram por motivo que não se enquadra no edital não têm direito à reaplicação e serão considerados ausentes.

O que esperar do 2° dia de prova?

O segundo dia de exame se desdobra em 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, juntamente com 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, com duração de cinco horas. Em uma conversa com membros do projeto de Extensão Garra, cursinho popular liderado por alunos da UFJF que já beneficiou mais de 300 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Diretoria de Imagem explorou as perspectivas para esta fase final de preparação.

É recomendado não iniciar novos conteúdos antes da prova, mas revisar o estudado e manter o bem-estar físico e mental (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O integrante do Garra, João Rivello, responsável pela disciplina de Biologia, compartilha que as questões de Ciências da Natureza geralmente são de rápida resolução, exceto aquelas que envolvem imagens e gráficos, nas quais a interpretação pode gerar dúvidas e demandar mais tempo. Ele destaca a importância de os estudantes dedicarem atenção especial a esse tipo de pergunta, analisando minuciosamente o enunciado, as legendas (quando presentes) e a própria imagem, buscando interpretar o que está sendo proposto com rapidez.

Rivello também aponta que a ecologia é um tema recorrente e sempre atual no Enem, merecendo destaque nos estudos. Além disso, destaca a importância de atenção especial à biologia vegetal, um assunto que tem sido recorrente nos últimos anos e geralmente demanda conhecimentos mais específicos.

“Os conteúdos da Ciência da Natureza muitas vezes avaliam conhecimentos mais amplos, envolvendo o que se chama de ‘conhecimento de mundo’, o que pode ser desafiador para os candidatos. A prova passa a ser desafiadora quando utiliza termos biológicos mais específicos, assim questões que seriam fáceis podem se complicar se o aluno não souber interpretar um termo específico. Um exemplo disso que notei durante as aulas foi o termo filariose (elefantíase) e epifitismo (um tipo de comensalismo), que são termos que causaram confusão nos alunos, apesar de eles terem conhecimento sobre o assunto”, pontua.

Já a responsável pela disciplina de Matemática no Garra, Letícia Pires, destaca que as questões dessa área podem se tornar cansativas. Deste modo, ela encoraja os candidatos a encararem a matemática como algo familiar, transformando-a em algo conhecido. “O jeito mais fácil é tentar trazer os dados que aquela questão está nos fornecendo e no caso da geometria, desenhar. O desenho sempre ajuda a clarear. Caso veja que está demorando muito em uma questão, tentar ir fazer uma outra questão e depois voltar nela, ajuda também. Às vezes encontramos até o jeito de fazer as questões em outra.”

Pires ainda reforça que os candidatos devem se atentar à matemática básica e porcentagem, componentes regulares das quarenta e cinco questões de matemática, sem esquecer da física e química, que também são parte integrante.

Revisão do conteúdo e descanso

Os portões no dia do exame abrem às 12h e fecham às 13h, com os gabaritos oficiais previstos para serem divulgados até 24 de novembro (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Ambos os integrantes do Garra reforçam que, nesta reta final, não é o momento para extremos, como virar noites estudando ou negligenciar aspectos fundamentais como alimentação e atividade física, devendo o candidato confiar no processo de estudo ao longo do ano. “Infelizmente já vi amigos que estudaram muito mas não obtiveram o resultado esperado por nervosismo e despreparo emocional no momento da prova, por isso é crucial cuidar do mental nessa última semana”, conta Rivello.

Pires também aconselha que, neste momento, não é apropriado buscar novos conteúdos. Em vez disso, os candidatos devem aproveitar os últimos dias para revisar o material, aplicando o que foi aprendido ao longo do ano por meio de mapas mentais ou resolvendo exercícios. “Resolver os exercícios durante a semana é o ponto principal, já que vai estar colocando em prática as coisas que aprendeu até aquele período. Descansar também é essencial. Relaxar a mente com leituras ou assistir um filme também é uma forma de se preparar para a prova.”

O que levar?

Assim como ocorreu no primeiro dia, é necessário levar caneta preta feita em material transparente e um documento de identificação com foto (documentos digitais também são válidos, mas deverão ser acessados via aplicativo no momento de identificação do candidato).

Outra dica recomendável é levar um lanche rápido para o período de provas e uma garrafa de água para hidratação. Os candidatos que precisarem de uma declaração de comparecimento deverão levá-la impressa para assinatura do chefe de sala.

O que não pode?

Um envelope será fornecido ao candidato pelo aplicador de prova para que objetos e demais itens pessoais possam ser guardados, entre eles, óculos escuros, boné, lápis, lapiseira, relógio, dispositivos eletrônicos, celulares, chaves, fones de ouvido, etc.

Horários das provas e data para o gabarito

Assim como no primeiro dia, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Como não há redação nesta última parte, o exame finaliza às 18h30. Vale destacar que os candidatos devem permanecer nas salas de aplicação de prova até, no mínimo, 15h. Para que seja possível levar o caderno de provas para casa o estudante deve ficar no local até às 18h.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio de Teixeira (Inep), os gabaritos oficiais estão previstos para serem divulgados até 24 de novembro. É importante ressaltar que os candidatos não conseguem calcular suas notas a partir do gabarito, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza um método diferente para o cálculo, que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Outras informações:

Página do Enem