As inscrições para o XVI Congresso Médico Acadêmico (Coma) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (Famed/UFJF) ficam abertas até as 23h59 desta quarta-feira, 8. O evento é organizado pelo Diretório Acadêmico Hésio Cordeiro (DAHC), que completa 70 anos. As candidaturas podem ser feitas on-line. O Coma será realizado entre os dias 9 a 11, de quinta a sábado, no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina. O endereço é Avenida Eugênio do Nascimento, s/nº, bairro Dom Bosco.

O cronograma do evento conta com debates sobre temas atuais, como a formação do médico generalista no cenário pós-pandemia, saúde das populações LGBTI+ e negra, saúde e espiritualidade, entre outras temáticas. A importância do movimento estudantil para a educação médica de qualidade e a construção de conhecimento científico com impacto na comunidade também estão entre os temas centrais do encontro.

Painel de especialistas: formação diversificada e internacional

Na quinta-feira, às 20h, será realizada a mesa-redonda “Além do checklist da residência: criando um currículo que molda suas escolhas profissionais”, com a presença do médico Daniel Heringer, representante da Medicina Brasileira no Estágio Educacional dos Brics (grupo de nações de economia emergente que reúne países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na Universidade Federal do Extremo Oriente, em Vladivostok, na Rússia, em 2020.

Heringer é graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e também fez outros estágios internacionais, como em um hospital vinculado à Universidade Yale, nos Estados Unidos.

Logo antes, às 18h30, acontece a mesa-redonda “Que história é essa, professor? História do Movimento Estudantil na Famed”, com as presenças dos docentes Adilson Barros, Abrahão Elias Hallack Neto, Luciano Loures, Henrique Diorio e Tereza Esteves, graduados pela UFJF e ex-integrantes do Diretório Acadêmico.

Já no sábado, 11, é realizado o Workshop das Ligas Acadêmicas de Medicina, com atividades variadas e integrativas entre alunos. “O Workshop trará temas voltados ao desenvolvimento de conhecimentos práticos das especialidades médicas referentes a cada liga acadêmica da Faculdade de Medicina da UFJF. O público-alvo é, principalmente, o corpo discente da Famed/UFJF, mas a ação será aberta a todos que possuírem interesse”, destaca o coordenador geral do DAHC e estudante do 7º período do curso de Medicina, Luiz Guilherme Parreira Peluso.

Outros detalhes sobre a programação podem ser encontrados na página de inscrição do evento, na plataforma Doity, onde também estão as informações relativas ao valor da inscrição.

Outras informações: Página do Diretório Acadêmico Hésio Cordeiro no Instagram