Evento reúne 529 projetos de pesquisa de diversas áreas do conhecimento

O Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um dos maiores eventos de iniciação científica do país. Anualmente, ele reúne centenas de projetos de diversas áreas do conhecimento. A avaliação desses trabalhos é feita de duas formas: uma on-line e outra presencial. Para auxiliar os avaliadores na primeira etapa, a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da UFJF criou um guia que explica, passo a passo, como acessar o sistema de avaliação.

Em 2023, foram inscritos 529 projetos no Semic. Ao todo, o evento conta com a participação de 857 bolsistas, responsáveis pelos projetos sob a orientação de professores. Além deles, o seminário envolve 592 colaboradores, abarcando estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) que auxiliam na avaliação e na realização dos trabalhos.

Duas etapas de avaliação

Na primeira etapa, que segue até dia 16 de novembro, todos os projetos inscritos serão analisados através do Sistema de Avaliação do Semic, uma plataforma on-line que permite aos avaliadores acessarem os resumos e os relatórios. Essa parte do processo conta com a condução do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP) e o apoio de professores, doutores, egressos e colaboradores externos.

Os trabalhos com melhor avaliação são selecionados para a segunda etapa, presencial, quando os bolsistas apresentam seus resultados oralmente para uma banca examinadora.

Como acessar o sistema de avaliação

Os avaliadores que foram convidados por e-mail para participarem do processo de análise dos trabalhos do Semic devem acessar o sistema seguindo algumas orientações, conforme divulga o guia produzido pelo Propp. Na primeira vez em que for utilizar o sistema, os avaliadores deverão validar seu cadastro, digitando o e-mail e a chave de acesso que recebeu no convite.

Posteriormente, para entrar na plataforma, os avaliadores precisam informar seus dados completos e criar uma senha. Os nomes completos e CPFs serão utilizados para gerar um certificado ao final do processo, e os demais dados serão utilizados para selecionar os trabalhos que devem ser avaliados.

Após o cadastro, os avaliadores poderão acessar o sistema sempre que quiserem, digitando seu CPF e a senha criada no cadastro. Caso esqueça sua senha, poderá solicitar um novo cadastro pelo link ao fim do formulário e, então, receberá um e-mail informando como proceder. Na tela principal, os avaliadores terão acesso aos projetos já analisados e poderão iniciar a avaliação de outros trabalhos.

Como registrar a avaliação

A Propp informa que o sistema tem limitações quanto ao processo de avaliação. Uma delas é que não é possível salvar uma avaliação sem finalizá-la, nem editar um parecer após sua conclusão. Outra é que não há garantias que o avaliador conseguirá acessar um projeto que tenha acessado em outro momento, já que os projetos são atribuídos por sorteio, no momento da avaliação.

Portanto, recomenda-se que o avaliador só inicie uma avaliação quando tiver tempo para concluí-la. A Propp espera que cada participante possa colaborar avaliando entre cinco a dez trabalhos. Os avaliadores podem visualizar os dados do projeto sorteado antes da avaliação e, se houver algum motivo para não avaliar determinado trabalho (por conflito de interesses, por pertencer a um mesmo grupo de pesquisa que o orientador, etc.), podem declinar. Ao aceitar analisar um projeto, o avaliador preenche o formulário de avaliação do mesmo, que também permite registrar comentários para os autores dos projetos.

Cronograma e mais informações do Semic

A primeira etapa de avaliação termina no dia 16 de novembro e o resultado será divulgado no dia 20 deste mês, juntamente com a chamada da apresentação oral dos trabalhos selecionados. A segunda etapa ocorre nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2023, quando os bolsistas apresentam seus trabalhos presencialmente para uma banca de avaliadores.

Os vídeos enviados pelos orientadores, de 2 a 5 minutos de duração, serão disponibilizados no canal do Semic no Youtube. Os projetos se dividem em sete áreas de conhecimento, de acordo com as grandes áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências da Saúde, com 119 projetos (22,5%); Engenharias e Ciência da Computação, com 97 (18,3%); Ciências Biológicas, com 86 (16,3%); Ciências Humanas, com 80 (15,1%); Ciências Exatas e da Terra, 61 (11,5%); Ciências Sociais Aplicadas, 58 (11%); e Linguística, Letras e Artes, com 28 projetos (5,3%).

Os projetos participantes também podem ser consultados on-line, sendo possível buscá-los por área, título, orientador, bolsista ou colaborador. O site oficial do evento também contém informações sobre o cronograma, o sistema de avaliação e os certificados.

Outras informações:

Sistema de Avaliação do Semic

Guia para avaliadores do Semic

Consulte os projetos inscritos

Semic 2023