Dez cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançaram o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2022. Os resultados foram divulgados nessa terça-feira, 31. A nota máxima (5) foi alcançada, no campus sede, em Juiz de Fora, pelos cursos de por cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito – Diurno e Noturno, Jornalismo – Diurno, Psicologia, Serviço Social e Turismo. Já em Governador Valadares, pelos cursos de Ciências Contábeis e Direito. 

Administração, do campus GV, alcançou nota 4. Dessa forma, 11 cursos chegaram ao Conceito Enade de Excelência – obtido quando são conquistadas notas 5 e 4. Outros quatro cursos receberam a nota 3: Ciências Econômicas, Ciências Econômicas – GV, Jornalismo – Noturno, e Administração Pública (EaD), que passa pela primeira avaliação no Enade. 

Direito: quarto maior conceito contínuo do país
De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, o curso de Direito Integral obteve o quarto maior conceito Enade contínuo do país (4,902). O conceito contínuo é obtido por meio da média de todos os componentes avaliados no exame. A partir desse número, chega-se ao Conceito Enade Faixa, que é o valor arredondado do Conceito Enade Contínuo. 

Os cursos de Direito – GV, Jornalismo – Diurno, e Serviço Social tiveram elevação no conceito Enade, de 4 para 5, em relação à avaliação anterior pela qual passaram em 2018. Já os seguintes cursos mantiveram o conceito máximo em relação ao Enade anterior: Administração – JF, Ciências Contábeis – JF e GV, Direito – JF, Psicologia e Turismo. 

Para Michèle Farage, o resultado obtido pelos cursos da UFJF no Enade 2022 indica um desempenho acima da média. “Sendo o Enade um dos principais componentes para o conceito de curso, a UFJF demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a educação pública de qualidade.”

Arte: Diretoria de Imagem Institucional

Administração e Ciências Contábeis
Na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), as notas máximas obtidas pelos cursos de graduação da unidade acadêmica foram recebidas com satisfação. A coordenadora do curso de Administração, Cassia Santiago, destaca a qualificação e o empenho do corpo docente. “O resultado mostra a qualidade com que os nossos discentes saem para o mercado de trabalho. Essa nota máxima se repete há vários anos e reflete o empenho, tanto do pessoal técnico-administrativo, quanto dos professores e dos alunos.” 

O trabalho conjunto entre docentes, discentes e TAEs também é destacado pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, Angelino Fernandes. O professor destaca o histórico positivo do bacharelado. “Todos os envolvidos têm um orgulho imenso do curso de Ciências Contábeis da UFJF, que desde a sua criação, em 2011, até o momento, já teve alunos participando do Enade em 2015, 2018 e 2022 – sempre obtendo o conceito 5. Isso nos coloca entre os mais bem avaliados cursos de Ciências Contábeis no Brasil.”

Direito
Para o coordenador do curso de Direito – Diurno e vice-coordenador do Direito – Noturno, Bruno Stigert, o Enade é relevante por aferir a qualidade do ensino e “jogar luzes” sobre os futuros profissionais que serão formados na graduação. “No dia da prova, houve um acidente que inviabilizou o trânsito próximo ao local do exame. Percebi o esforço de muitos estudantes para chegar. Estavam verdadeiramente empenhados em contribuir com a Universidade, a Faculdade de Direito e a chancela do curso”, observa Stigert, que destaca ainda, o apoio da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) na organização de dados enviados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que promove o Enade. 

Já o coordenador do curso de Direito – Noturno, Luiz Antônio Rodrigues, destaca a qualidade do ensino oferecido pelo bacharelado, além da dedicação à pesquisa e à extensão. “Foi o que fez com que os nossos alunos lograssem êxito em obter mais uma vez o conceito 5, mantendo uma média histórica da Faculdade de Direito da UFJF como uma das melhores do nosso país”, avalia. 

Jornalismo
O Bacharelado em Jornalismo – Diurno recebe a nota máxima no ano em que completa 65 anos de fundação. Para a coordenadora do curso, Iluska Coutinho, o resultado evidencia a formação de qualidade, “semeada a cada dia em atividades de ensino, pesquisa, cultura, extensão, inovação e muita apuração”. De acordo com a professora, os jornalistas formados pela Universidade estão “preparados para, com o Jornalismo, transformar a sociedade com a oferta de conhecimento cotidiano em diferentes meios e suportes.”

Turismo
O coordenador do Bacharelado em Turismo, Edwaldo Júnior, credita a obtenção da nota máxima ao conjunto de ações internas do curso para o fortalecimento e integração de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, para o docente, medidas de gestão acadêmica, como o fortalecimento do Núcleo Docente Estruturante, medidas de monitoramento da evasão e de escuta aos estudantes contribuíram para a avaliação positiva. 

“Integrantes do corpo docente se vincularam a programas de pós-graduação, houve aumento do percentual de bolsas de Iniciação Científica. Além do incentivo à curricularização da extensão e a sensibilização para a importância da extensão no processo formativo dos estudantes”, afirma o professor. Reuniões de preparação dos estudantes quanto à importância estratégica do Enade também foram realizadas. 

Em Governador Valadares
No campus avançado em Governador Valadares, os cursos de Ciências Contábeis e de Direito comemoram a nota máxima. Para o coordenador do Bacharelado em Ciências Contábeis, João Paulo Louzano, a manutenção do conceito 5 reflete a excelência do ensino, além do compromisso de TAEs, professores e alunos com a busca pela qualidade. “O resultado é fundamental para garantir a valorização e o reconhecimento da excelência acadêmica que oferecemos. Isso não apenas atrai novos estudantes, como contribui para a projeção de nosso curso e campus, ampliando oportunidades de parcerias e de estágios para os estudantes e de maior inserção no mercado de trabalho para os egressos do curso”, acredita. 

O comprometimento da comunidade acadêmica é um ponto destacado pelo coordenador do curso de Direito, Murilo Procópio. O docente aponta ainda que o bacharelado é estruturado “a partir de uma perspectiva humanista, interdisciplinar, ética e plural, o que facilita o seu envolvimento com as questões próprias da região do Vale do Rio Doce, ao mesmo tempo em que promove um ambiente acadêmico favorável à construção de trajetórias profissionais de sucesso.”

Sobre o Enade 2022
Foram avaliados os alunos dos seguintes cursos da UFJF: bacharelados em Administração, Administração Pública (EaD), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Psicologia, Serviço Social e Turismo.