O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta sexta, 3, às 14h30, a Oficina de Escrita Criativa, ministrada pela escritora Geissiane Aguiar. O evento faz parte da agenda do Programa Grandes Escritores 2023 e tem o apoio da Academia Juiz-forana de Letras (AJL). 

Geissiane Aguiar ministra curso e convida a  um mergulho na expressão literária imaginativa (Foto: Divulgação)

Natural de Miraí-MG, Geissiane destaca a oficina como um mergulho na expressão literária imaginativa, abarcando contos, romances, poesia, teatro, roteiros e ensaios criativos. “Nesse contexto artístico, os participantes utilizarão sua imaginação e competências literárias para conceber narrativas envolventes e estimulantes. O foco abrange a criação de personagens cativantes, trama elaborada, escrita descritiva e superação do bloqueio criativo.” 

A escritora deu os primeiros passos na literatura aos 17 anos, com o lançamento do seu livro “Pequenas Doses de uma Nerd”, que consistia em uma coleção de contos e crônicas originalmente compartilhados em um blog. Desde então, Geissiane, que tem formação acadêmica em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, direcionou sua carreira para o gênero de romances policiais e thrillers, produzindo obras como “Meu Nome é Catarine”, “A Herança” e “Eterno Abismo”, todas integrantes da Série Catarine Monzza.

Além de sua contribuição para a literatura, ela é presença ativa na cena literária de sua cidade natal. Em 2017, foi nomeada membro titular da Cadeira 3 da Academia Miraiense de Letras. A entrada é franca e a classificação indicativa livre.

Grandes Escritores
Nos mais de 20 anos de existência do Programa Grandes Escritores, já passaram pelo projeto nomes como Adélia Prado, Bartolomeu Campos Queiroz, Fernando Sabino, Laurentino Gomes, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Martha Medeiros, Nelson Motta, Raphael Montes, Ziraldo e Zuenir Ventura. 

Foram realizadas oficinas, distribuição de livros e palestras gratuitas para todos os tipos de público nas principais cidades e capitais do país, mas principalmente no interior dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para este ano, uma novidade: a participação de várias academias do interior de Minas Gerais e de seus integrantes. O projeto conta com o patrocínio da Energisa, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, gerido pela Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, e apoio de diversas entidades públicas e privadas das cidades participantes.