Equipe de estudantes da UFJF-GV durante a participação no evento. (Foto: arquivo pessoal/Letícia Alves)

Uma equipe formada por seis estudantes e dois professores do curso de Direito do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) obteve a segunda colocação na 3ª Competição de Direito Concorrencial (WiCade), realizada entre os dias 26 e 28 deste mês em Brasília.

Promovido anualmente pela rede Women in Antitrust (WIA) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o evento tem o objetivo de “difundir o estudo do direito concorrencial entre estudantes universitários, bem como fornecer a eles uma experiência prática, por meio do julgamento simulado de um caso concreto fictício, incentivando, dessa forma, o aprimoramento de futuros profissionais da área antitruste.”

O WiCade tem uma dinâmica essencialmente prática. Nele, as equipes de estudantes atuam como advogados das partes de um processo administrativo fictício que supostamente estaria sob a análise da autoridade concorrencial do Brasil. Essa atuação inclui desde a redação de uma peça escrita (memorial) até a apresentação de sustentação oral, em que são avaliadas habilidades como pesquisa, redação, capacidade de síntese, articulação de ideias e poder de persuasão.

Nessa competição, os estudantes Matheus Mafra, Leandra Storti, Anna Bárbara Tavares, Liesly Verneck, Matheus Pedro e Letícia Alves tiveram que redigir dois memoriais para defender as partes no processo fictício: um para as requerentes e outro para a terceira interessada. Essa última peça ficou em segundo lugar na categoria.

Além de comemorar a premiação, que considera de suma importância, justamente por ser a sua primeira participação e dos demais estudantes em um evento do gênero, Letícia Alves também destaca a relevância da disputa para o seu futuro profissional. “A competição nos permitiu desenvolver a oratória e a retórica durante a sustentação oral, já que éramos inquiridas durante a nossa fala pelas conselheiras do Cade”, explica a discente, que considera fundamental a participação dos professores do curso no WiCade.

Jéssica Galvão e Pablo Leurquim, ambos docentes do Departamento de Direito da UFJF-GV, foram os responsáveis por orientar a equipe do campus. Para Galvão, a premiação é “um marco na história institucional do curso”. Ainda, segundo ela, os estudantes participantes “tiveram um ganho exponencial na sua formação teórico-prática”, que não se limita ao direito da concorrência. “A participação em competição demanda a prática de pesquisa, o desenvolvimento de habilidades de oratória, argumentação, persuasão, clareza e organização na exposição do raciocínio jurídico, o desenvolvimento de redação e de argumentação jurídicas e, por fim, estimula o pensamento estratégico na solução de litígios”, enfatiza.

Ao contrário de Galvão, que já tem experiência em eventos dessa natureza, Leurquin participou pela primeira vez do formato e conta que o processo foi “permeado por muitas descobertas” e que aprendeu bastante com a dinâmica. Muito satisfeito com a premiação, o professor a atribui o resultado ao “esforço e dedicação da equipe” e o considera “uma vitória deles [os estudantes], de todo o curso de direito e da comunidade acadêmica da UFJF-GV.”