Mais que irmãos, brothers – ou, mais especificamente, twins. Para discutir a ciência que envolve os fenômenos comportamentais observados em irmãos gêmeos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza um evento internacional organizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Neurodesenvolvimento Humano (Linha), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

O evento ocorre na próxima segunda-feira, 30 de outubro, e conta com a participação de pesquisadores renomados do campo de investigação científica com gêmeos, como os professores Nancy Segal, da California State University; Emma Otta, criadora do Painel de Gêmeos da Universidade de São Paulo (USP); e John Fontenele-Araujo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As vagas são limitadas e as pessoas interessadas em participar têm até esta sexta-feira, dia 27, para se inscrever nas conferências, na mesa redonda, na roda de conversa para famílias e na oficina para crianças.

“O estudo com gêmeos pode contribuir para compreendermos como comportamento, emoções humanas e outros processos psicológicos ocorrem. Pensando nisso, o evento se propõe a trazer pesquisas científicas atuais e relevantes, assim como contribuir com pais e educadores de crianças gêmeas”, realça a professora e pesquisadora Nara Andrade, coordenadora do Linha e representante do Brasil na Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN).

O encontro também marca a criação do Painel UFJF de Gêmeos, uma iniciativa de formação de redes de pesquisa e extensão, que visa compreender e contribuir para o universo gemelar, com ênfase na infância e na adolescência.

Intitulado “O que os gêmeos nos dizem sobre o comportamento humano: a ciência e a fascinação”, o evento acontecerá entre 14h e 18h30, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. Estão convidados discentes e pesquisadores da pós-graduação e da graduação das áreas de ciências humanas e de ciências da saúde, além do público em geral.

Participantes interessadas/os em expor na “I Mostra Fotográfica Coletiva do Painel UFJF de gêmeos: Duplos”, poderão fazer sua inscrição clicando aqui. O primeiro colocado em fotografia mais votada pelo público será premiado com um livro sobre mindfulness/atenção plena.

Confira a programação completa

Conferência Internacional: What Twins Tell Us About Human Behavior: The Science and the Fascination
Horário:
14h
Convidada: Profa. Dra. Nancy Segal California State University (EUA) / Diretora do Twin Studies Center
Moderação: Nara Andrade (UFJF)
Debatedor: Francis Justi (UFJF)

Mesa Redonda: Construindo redes de pesquisa em neurodesenvolvimento: the twins research (evento híbrido)
Horário:
16h
Convidados: John Fontenele-Araujo (UFRN/CA CNPq Psicologia), Emma Otta (USP), Nara Andrade (UFJF)

Apresentação orquestra da UFJF / Exposição Fotográfica
Horário: 
17h15

Roda de conversa para famílias: cuidado e educação com crianças gêmeas
Horário:
17h30
Local:
Anfiteatro 3/ Instituto de Ciências Humanas (UFJF)

Oficina para crianças: promovendo habilidades através de jogos
Horário: 17h30
Local: Anfiteatro 2/ Instituto de Ciências Humanas (UFJF)

Outras informações:

Inscrições para as conferências e a mesa redonda

Inscrições para a roda de conversa para famílias

Inscrição para a oficina para crianças

Mapa do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF