Os impactos da alimentação sobre o funcionamento do intestino e os reflexos da atividade desse órgão sobre o bem-estar geral do organismo foram temas da palestra “Saúde do segundo cérebro e os impactos na saúde global”, realizada nesta quarta-feira, 25, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade integra a programação da Semana do Servidor, que segue até sexta, 27. A conferência foi ministrada pela professora Ana Vládia Bandeira Moreira, do Departamento de Nutrição da UFJF.

Professora Ana Vládia Moreira explicou relação entre intestino e cerébro e a importância dos cuidados com a alimentação (Foto: Carollina de Paula/UFJF)

A docente explicou a relação entre intestino e cérebro. Segundo ela, o intestino tem um papel de comando sobre os sistemas nervoso e endócrino. Por isso, são importantes os cuidados com a alimentação – com nutrientes para o cérebro, como Ômega 3, óleos essenciais, vitaminas e glicose. Quando o intestino não funciona bem, segundo estudos indicados pela professora, existe uma maior prevalência de doenças metabólicas (como diabetes e hipertensão), mas também nervosas e emocionais, como depressão e ansiedade. 

“Quando as fezes estão mais quebradiças e ressecadas e é preciso maior esforço físico para evacuar, é sinal de que o intestino não anda bem. Pode estar faltando água, ou a pessoa não ingere alimentos que são fontes de fibras, como frutas e verduras. Quando o intestino está muito solto, também é sinal de algum problema. Esses extremos inflamam o nosso intestino e deixam um impacto no nosso primeiro cérebro, afetando a cognição e a memória”, afirma Ana Vládia. 

Segundo a pesquisadora, escolhas alimentares atuais – refeições rápidas, com alimentos ultraprocessados e repletos de aditivos – estão prejudicando o bom funcionamento do intestino e deixam o organismo mais frágil. Outra questão abordada na palestra foi o impacto de estresse, raiva e ansiedade sobre o funcionamento do intestino. Ana Vládia aponta que se a pessoa convive com esses sentimentos de uma forma não controlada, pode aumentar a produção de cortisol, o hormônio do estresse – o que pode gerar um quadro de Síndrome da Permeabilidade Intestinal. 

“Esse quadro prejudica a absorção de nutrientes. Uma coisa afeta a outra: o funcionamento do intestino afeta o cérebro e a forma de nos comportamos também impacta em uma digestão mais eficiente, com melhor aproveitamento.” Para a docente, um caminho para uma alimentação mais saudável está no hábito de cozinhar. Além da autonomia ao processar o alimento em casa, cozinhar faz bem para a nutrição do corpo e da mente. “Você agrega aromas, pessoas, se permite fazer combinações de sabores e texturas. E podemos aprender técnicas culinárias corretas, para um maior benefício à saúde – por exemplo, ‘eu sei que, se eu colocar esse temperinho nesse momento, vai aumentar a capacidade antioxidante do alimento’”, avalia. 

Após palestra, docente ministrou oficina de produção do Sal de Ervas, receita desenvolvida por ela em meio ao seu curso de mestrado em Ciências dos Alimentos, na USP (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Receita de sal com propriedades especiais
Após a palestra, a professora ministrou oficina de produção do Sal de Ervas. A receita foi desenvolvida pela docente em meio ao seu curso de mestrado em Ciências dos Alimentos, na Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição em que fez o doutorado. O Sal de Ervas é uma opção de tempero que reúne sal de cozinha junto a três especiarias: alecrim, que tem ação antiinflamatória; orégano – um antioxidante; e manjericão, que é antimicrobiano. Os ingredientes (desidratados) são unidos em proporções iguais e batidos no liquidificador. Depois, basta peneirar. 

“O Sal de Ervas ajuda a conservar preparações e aumenta o tempo de prateleira de produtos de panificação na temperatura ambiente, por ter ação antifúngica. Esse sal foi idealizado há mais de 20 anos, em meio à criação de blends (misturas), com a intenção de melhorar o controle da glicemia e do colesterol”, conta Ana Vládia. 

Confira a programação completa da Semana do Servidor da UFJF 2023.