Como parte do seminário integrativo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG/Psicologia), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta quinta-feira, 26 de outubro, às 8h30, o evento “Ética na Pesquisa em Humanidades”. O encontro contará com a participação do professor Frederico Garcia, coordenador do Fórum de Ciências Humanas (FCHSALLA), que irá abordar os desafios e as possibilidades de uma regulação ética adequada aos campos de conhecimento que compõem as Humanidades, como a psicologia, as ciências sociais, o serviço social, a história, as artes e a literatura.

De acordo com o vice-coordenador do PPG/Psicologia e um dos organizadores do evento, Fernando Santana de Paiva, Frederico Garcia é um dos especialistas em exercício mais gabaritados para discutir o tema. Ele é responsável, junto com outros atores, por organizar um documento que possa balizar as ações dos comitês de ética em universidades. “Ele vem para trazer o que é de mais atual, o que é de mais vanguarda no debate sobre ética em pesquisas em humanidade”, afirma.

Paiva explica que o campo das Ciências Humanas tem particularidades no processo de produção do conhecimento e na maneira como se faz pesquisa e, portanto, a ciência. “E o debate sobre como a gente deve de alguma forma organizar uma reflexão e uma prática ética nesses campos precisa de uma atenção particular”, afirma. “Eles envolvem sujeitos, comunidades e instituições, desenvolvendo um modo de pensar a pesquisa e de fazer uma relação ética que, não necessariamente, é a mesma pensada para áreas mais laboratoriais.”

O vice-coordenador destaca que o evento pretende pensar alguns limites que os próprios comitês de ética têm, na medida em que eles foram pensados dentro de uma lógica e de uma racionalidade de pesquisa mais próxima a áreas como as Ciências da Saúde e Biológicas. “Elas operam a ética de uma certa forma instituída do processo científico, com toda a sua relevância e importância, mas que, em alguns momentos, não consegue abarcar e compreender essas particularidades, mesmo singularidades, de áreas como as Humanidades.”

O público-alvo do evento é toda a comunidade acadêmica. Paiva adianta que o seminário é feito a partir do PPG/Psicologia, mas com o intuito de contribuir com a universidade e com o debate de relevância para toda a instituição. O evento “Ética na Pesquisa em Humanidades” será realizado na Sala A-I-12 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. A entrada é gratuita e aberta ao público interessado.

Outras informações:

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF

Mapa do ICH