Em comemoração ao aniversário do ex-jogador e ídolo do futebol, Mané Garrincha, a Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta quinta-feira, 26, o evento “90 anos do poeta Garrincha e seu futebol de poesia”. A programação conta com a exibição do filme “Garrincha, Alegria do Povo”, de 1962, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, e com mesa de debates. 

De acordo com o coordenador do evento e professor da Fale, André Monteiro, o intuito da atividade é de não deixar os 90 anos de nascimento do futebolista passar em branco, mas sim destacar sua qualidade poética. “Lembrar a importância que ele pode alcançar, não apenas para os que se interessam por futebol, mas também para os que se interessam por poesia e artes em geral.”

Garrincha, segundo Monteiro, inventou uma nova maneira de praticar futebol, um modo de jogar que, antes de se submeter tão somente à lógica do resultado, se ocupa do lúdico, da ginga, do drible, do poder brincar com o imprevisível do outro sem hora marcada. “Garrincha compreendia muito bem as regras clássicas do futebol, além de trabalhar, como assistente ou como protagonista, pelo objetivo principal de uma competição futebolística que é o gol, mas, ao mesmo tempo, sabia rir e nos fazer rir dessas regras.”

Uma mesa de debates será composta pela professora Teresa Neves, da Faculdade de Comunicação (Facom) e pelos professores da Fale, Anderson Pires, Fernanda Murad Machado e Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira. O debate gira em torno do personagem Garrincha. 

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, e acontece às 19h na Sala de Defesas da Faculdade de Letras. Para participar, não é necessário inscrição prévia. Todos os participantes recebem certificado por e-mail.