Simulação de atendimento (Foto: Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da UFJF)

No dia 19 de outubro a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá o Workshop do Trauma, que faz parte da programação do 15º Congresso de Trauma e Emergência da Zona da Mata Mineira, que começa nesta terça-feira, dia 17.

A apresentação, realizada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu Cisdeste, propõe um treinamento prático sobre diversas situações, entre elas, avaliação primária de pacientes; acidente com motocicleta; controle de hemorragias; manejo de via aérea, além de uma simulação de atendimento a vítima de colisão veicular. A atividade está prevista para começar às 13h.

Cerca de 70 alunos estão inscritos na atividade. O evento é aberto ao público em geral e especialmente voltado para acadêmicos de Medicina e Enfermagem, técnicos de Enfermagem, médicos e enfermeiros, além de outros profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), como condutores socorristas e bombeiros.

O Congresso é promovido pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (Late) da UFJF. A novidade deste ano são os cursos pré-evento. As aulas práticas acontecem nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Faculdade de Medicina da UFJF. Veja abaixo a programação.

A Liga está comemorando 20 anos e, para celebrar o momento, convidou um de seus membros fundadores, o médico nefrologista Gustavo Ferreira da Mata, graduado pela UFJF, que atua no Hospital Universitário e é professor do Programa de Pós-Graduação em Urgência e Emergência do Hospital Israelita Albert Einsten, de São Paulo.

“Os participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a temática de Trauma, Urgência e Emergência, inclusive, com treinamentos práticos. Além disso, os alunos realizam estágio prático no Samu Cisdeste, órgão público apoiador da Liga e do evento, com o qual mantemos um vínculo há mais de dez anos”, ressalta a presidente da Liga, Yuli Mendes. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através deste link.

Programação

17 de outubro de 2023: Suporte Básico de Vida e introdução ao Suporte Avançado com manejo de Via aérea, ministrado pela Medcall. Local: Famed UFJF

18 de outubro de 2023: Emergências cardiológicas: Bradi e taquiarritmias e terapia elétrica, ministrado pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti). Local: Famed UFJF

19 de outubro de 2023: Workshop do Trauma. Local: Praça Cívica da UFJF