Entre os dias 14 e 20 de outubro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece uma programação especial com diversas atividades, entre oficinas, exposições, jogos, experimentos científicos e visitas guiadas, em comemoração à vigésima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento busca popularizar e ampliar o debate sobre as ciências, contribuindo para a inclusão social e para o desenvolvimento de uma cidadania científica.

O biênio 2022-2023 foi definido como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, de modo que as ações previstas na programação ressaltam a importância das ciências básicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 – um plano de ação global criado para promover vida digna a todos e assegurar um desenvolvimento equilibrado, sustentável e inclusivo do planeta.

Programação: Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Anfiteatro das Prós-reitorias está localizado no prédio da Reitoria da UFJF (Foto: Carolina de Paula)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) também está oferecendo uma programação especial em comemoração à vigésima SNCT. Serão realizadas uma série de palestras, entre os dias 16 e 20 de outubro, que contarão com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Rondônia, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Fiocruz.

As atividades serão abertas ao público e trarão uma perspectiva atual e moderna das pesquisas científicas, evidenciando o impacto das novas tecnologias nas áreas relacionadas às ciências básicas. Os links serão gerados pelo Cead e divulgados posteriormente. O evento ainda oferecerá certificados de participação para aqueles que fizerem inscrição prévia, via formulário.

Uma delas é a palestra “Ciência Aberta: por que e como?”, que será realizada no dia 16 de outubro, segunda-feira, das 14h às 15h, de forma online. O palestrante é o professor André Luiz Appel, da Universidade Federal de Rondônia e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Outra palestra é a “Modelos Computacionais e Ciência Cidadã na prevenção de zoonoses e preservação da biodiversidade”, que acontecerá no dia 20, sexta-feira, das 14h às 16h, no Anfiteatro das Pró-reitorias. O formato será presencial com transmissão via Youtube, no canal do Semic UFJF. O palestrante é o pesquisador Eduardo Krempser, da Fiocruz.

Por fim, a palestra “Inteligência Artificial na transformação da pesquisa científica” será ministrada pelo professor Rafael Cardoso Sampaio, da Universidade Federal do Paraná. O evento também será no dia 20, sexta-feira, das 16h às 17h, de forma online. Os participantes podem se acomodar no Anfiteatro das Pró-reitorias para assistir à transmissão.

Programação: Centro de Ciências e Jardim Botânico

Centro de Ciências (Foto Ciro Cavalcanti)

O Centro de Ciências da UFJF, em parceria com o Jardim Botânico, vai realizar, entre os dias 17 e 20 de outubro, atividades diversificadas, voltadas para alunos da rede pública de ensino de Juiz de Fora e região, e que explorem as ciências básicas, como biologia, química, física e matemática, de uma forma divertida, prática e dinâmica.

Dentre as inúmeras ações a serem desenvolvidas, o evento contará com exposições e oficinas pautadas na Ciência, Tecnologia e Inovação. As mostras seguirão as seguintes temáticas:

• Exposição Aqui Tem Química
  • Exposição A Célula ao Alcance da Mão
  • Exposição O Fascinante Mundo Microscópico
  • Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia
  • Jogos e Desafios na Matemática
  • Tabela Periódica Interativa
  • Exposição Caminhos da Física
  • Exposição Vias do Coração
  • Espaço Interativo do Museu de Malacologia
  • Exposição Arqueoastronomia
  • Planetário
  • Observatório Astronômico

As duas últimas atividades, abertas aos estudantes e a população em geral, possibilitam a observação astronômica do céu noturno. Na ocasião, os visitantes poderão participar de uma conversa sobre astronomia com o professor responsável. O espaço conta com uma série de três telescópios montados externamente ao observatório astronômico do Centro de Ciências, além do telescópio principal de vinte polegadas dentro da cúpula. Além disso, a exposição será voltada para a celebração do Centenário da invenção dos Planetários, comemorada em 2023.

Além das atividades expositivas, terão oficinas sobre variados assuntos:

• Identificação e preparo de plantas alimentícias não convencionais
  • Plantas úteis do Jardim Botânico: o conhecimento etnobotânico associado aos saberes da sociobiodiversidade
  • Construindo um Futuro Sustentável: Aprenda a Aplicar Sustentabilidade em sua Casa
  • Construção de aldeia indígena/sítio arqueológico
  • Raça, Racismo e Diversidade Humana
  • Jogo da sustentabilidade
  • Energia renováveis
  • Produção de Sabão Ecológico
  • Oficina de Tingimento Natural
  • Domo + Moleculando+Fulereno
  • Origami e Matemática
  • Relógio solar
  • Computação desplugada e meninas digitais

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A SNCT acontece desde 2004, durante o mês de outubro, em todo o Brasil. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com unidades de pesquisa, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus, jardins botânicos, e uma série de entidades que visam promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência.