Em atenção ao Dia Mundial da Paralisia Cerebral, na última sexta-feira, 6, o Projeto de Extensão Adapt da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, no sábado, 7, às 10h, na Praça Cívica do campus, o evento “Milhões de Motivos: Eu rodo o mundo”. O tema foi inspirado pela instituição Nossa Casa, que mobiliza nacionalmente a causa.

Em atenção ao Dia Mundial da Paralisia Cerebral, evento apresentou ao público os carrinhos motorizados desenvolvidos pelo projeto (Foto: Projeto Adapt/UFJF)

O evento teve como objetivo apresentar ao público os carrinhos motorizados desenvolvidos pelo projeto, os quais desempenham um papel crucial na melhoria da mobilidade de crianças com paralisia cerebral. Esses carrinhos não apenas oferecem suporte estrutural, mas também são equipados com motorização, proporcionando maior independência e liberdade de movimento para essas crianças. Além disso, a iniciativa visou arrecadar fundos para o Adapt.

A professora da Faculdade de Fisioterapia, Paula Chagas, que coordena o projeto juntamente com a professora Flávia Bastos, da Faculdade de Engenharia, destaca que a equipe desempenha um papel fundamental na identificação de potenciais participantes e na criação, desenvolvimento ou adaptação de equipamentos que promovam a mobilidade. Paula ainda avalia o resultado do evento como positivo. “Foi uma manhã extremamente gratificante. Nosso principal objetivo era apresentar às pessoas as nossas atividades. Além disso, foi uma oportunidade para algumas crianças que estão aguardando ansiosamente a oportunidade de adquirir seus próprios carrinhos motorizados.”

Iniciativa auxilia crianças com paralisia cerebral a conquistar habilidades, tanto cognitivas quanto motoras e sociais (Foto: Projeto Adapt/UFJF)

Lívia Alonso, mãe de Fernanda, uma criança beneficiada pelo Projeto Adapt, também contribui para a iniciativa e destacou que o evento foi uma chance importante para aumentar a conscientização sobre a paralisia cerebral e demonstrar as capacidades das crianças através dos carrinhos motorizados. “O projeto auxilia essas crianças com paralisia cerebral a conquistar habilidades, tanto cognitivas quanto motoras e sociais. Elas estão desenvolvendo maior independência graças à mobilidade motorizada.”

O Adapt
O Projeto Adapt é fruto de uma parceria entre as faculdades de Fisioterapia e Engenharia da UFJF. Seu principal propósito é oferecer às crianças com mobilidade limitada ou inexistente a oportunidade de experimentar a mobilidade motorizada.

As atividades do Projeto Adapt tiveram início em 2020 e contam com a participação voluntária de estudantes de diversos cursos, incluindo Engenharia, Fisioterapia, Psicologia, Moda, Artes e Design, bem como a colaboração de famílias de pessoas com deficiência.

Essa iniciativa visa, sobretudo, aprimorar a mobilidade independente dessas crianças, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e facilitando sua socialização, além de permitir uma participação mais ativa em atividades lúdicas. O acompanhamento próximo dessas crianças e suas famílias é uma parte fundamental do projeto, visando monitorar sua adaptação e progresso no uso dos carrinhos.

Siga o Projeto Adapt no Instagram
Siga a Pró-reitoria de Extensão no instagram