Alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) podem ter acesso ao comprovante de regularidade ainda em 2023. O Enade é um componente curricular obrigatório. A comprovação da situação regular do aluno é necessária para a conclusão do curso de graduação. A prova acontece em 26 de novembro e tem duração máxima de quatro horas. 

Alunos de 15 cursos da UFJF participam do exame; prova acontece em 26 de novembro  (Foto: Alexandre Dornelas)

De acordo com o  Edital, estudantes que ficarem na sala de prova até os 30 minutos finais de aplicação do exame podem levar o caderno de prova. Na contracapa de cada um, há um código alfanumérico único e impresso. Esta folha pode ser destacada e entregue pelo estudante à Instituição de Ensino Superior. 

Por meio do código alfanumérico, o coordenador de curso pode acessar o Sistema Enade e registrar a presença do estudante na prova, a partir de 1º de dezembro de 2023. No sistema também é possível verificar se o aluno não foi eliminado e se respondeu todo o Questionário do Estudante – que está disponível no Sistema Enade e deve ser preenchido até 25 de novembro. 

Com o registro da presença no Sistema Enade e o preenchimento do Questionário do Estudante confirmado, a instituição tem condições de considerar a situação do estudante regular no exame. Assim, o aluno pode colar grau e ter seu diploma expedido, caso já tenha concluído os demais componentes curriculares obrigatórios do curso e não tenha outras pendências. 

Os locais de prova devem ser divulgados no Sistema Enade entre 6 e 26 de novembro. O estudante precisa preencher seu cadastro até 18 de novembro, por meio do site do Exame. Antes é preciso criar senha de acesso ao Sistema Enade no portal Gov.br, no endereço sso.acesso.gov.br. No cadastro, é preciso que o aluno adicione dados como o número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), endereço de e-mail único e válido e número de telefone fixo ou celular válido. 

O estudante que faltar ao exame pode solicitar dispensa de participação na prova entre os dias 4 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024. Se a solicitação for negada por parte da Instituição de Ensino Superior, o aluno pode entrar com recurso entre 21 de fevereiro e 6 de março de 2024. 

Outras informações sobre o Enade, como o cronograma completo do exame, devem ser conferidas no Edital

Quais cursos da UFJF são avaliados?
Neste ano, são avaliados no Enade os cursos do Ano I do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Na UFJF, alunos de 15 cursos passam pelo exame: Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial, Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência, Engenharia Elétrica – Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia. 

Fazem a prova os estudantes concluintes habilitados de cursos de bacharelado que tenham concluído 80% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até 31 de agosto, último dia do período de retificação de inscrições. Também prestam o exame os alunos com previsão de concluírem toda a carga horária do curso até julho de 2024. 

Outras informações
(32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)
Página do Enade