As inscrições de projetos para bolsas de Iniciação Científica do programa PIBIC 2024 se encerram na próxima semana. Divulgado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o edital permanece com inscrições abertas até 15 de outubro, domingo. Os programas terão vigência de 12 meses, entre os dias 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro do mesmo ano.

As inscrições devem ser realizadas pelos orientadores responsáveis por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Cada orientador pode inscrever até dois projetos e pleitear somente uma bolsa em cada um, com valor mensal de R$ 700,00 (setecentos reais). Demais informações, como documentos necessários e cronograma, estão no edital disponível, na íntegra, no site da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp).

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Faria, reforça a importância do edital PIBIC/Fapemig como um catalisador da ciência produzida pelas instituições mineiras. “A iniciativa permite que a UFJF contribua com a execução dos projetos financiados pela Fapemig e por outras agências através da concessão de bolsas para alunos de IC. Esse programa atua no fortalecimento da ciência, aumenta o envolvimento dos estudantes em atividades de pesquisa e incentiva a formação de nossos pesquisadores.”

Avaliação

A avaliação dos projetos e orientadores ficará a cargo do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP). Nesta etapa, serão considerados, por exemplo, o currículo Lattes do orientador, com destaque para sua produção científica, técnica e/ou artística, além do plano de trabalho do bolsista. Dentre os critérios aplicados, estão a análise de originalidade e adequação da metodologia proposta, bem como a relevância global do projeto. A coerência entre objetivos, atividades e metas propostas, juntamente com a adequação do cronograma aos resultados esperados, também serão avaliados.

A distribuição das bolsas será realizada entre as grandes áreas de pesquisa do CNPq (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes), respeitando as cotas concedidas pelo convênio entre a Fapemig e a UFJF. Critérios como demanda histórica dos últimos três anos e demanda qualificada serão considerados, a fim de assegurar uma distribuição equitativa. Todos os detalhes estão listados no edital.

Outras informações:
Confira o edital na íntegra
Dúvidas e esclarecimentos: bolsas.propp@ufjf.edu.br