A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marca hoje, 5 de outubro, o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. A instituição junta-se à Andifes, à Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), à Academia Brasileira de Ciências (ABC) e cerca de outras cem entidades, científicas ou da sociedade civil.

O dia 5 de outubro – data da promulgação da Constituição Federal de 1988 – tem o sentido de alertar a sociedade e educar sobre os valores inarredáveis da democracia, além de expressar o repúdio à ditadura, à tortura e à censura. A escolha da data foi definida nas assembleias das entidades, realizadas em junho e em setembro. A ideia é que eventos sejam realizados anualmente pelas instituições que apoiam a iniciativa.

A ABC realiza às 12h, um webinário sobre o tema. Participam do evento a presidente da entidade, professora da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), Helena Nader; Ruben Oliven, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e vice-presidente da ABC para a região Sul; e Wilson Gomes, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de comunicação.

A SBPC também preparou uma série de atividades para o dia, sob coordenação de Renato Janine Ribeiro, marcando a data com o “Ato de Luta pela Democracia Brasileira”, às 14h. A iniciativa terá a presença de Helena Nader (ABC), Alessandro Molon (ex-deputado federal), Hermes Zaneti (ex-deputado Constituinte), Fábio Guedes Gomes (ICTP.br), Hildegard Angel (jornalista), Leopoldina Veras (Conif) e Ricardo Marcelo Fonseca (Andifes). Confira a programação.