Participantes da atividade “Fisioterapia na Atenção Primária: resultados e perspectivas” (Foto: divulgação))

O curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) reuniu na última sexta-feira, 29, professores, preceptores e estudantes para a atividade “Fisioterapia na Atenção Primária: resultados e perspectivas”. O encontro teve o objetivo de integrar os conhecimentos conquistados pelos estudantes do estágio do curso de Fisioterapia com os colegas de outros períodos e ao mesmo tempo dialogar com os preceptores da rede municipal de saúde.

De acordo com o professor Peterson Andrade, organizador da atividade, esta comunicação é importante para o aprimoramento permanente das ações de saúde junto às equipes da estratégia de saúde da família. “Estas iniciativas são relevantes também para o processo de educação permanente dos profissionais da rede de saúde e uma contrapartida objetiva da universidade junto à Secretaria Municipal de Saúde”.

Os alunos que já realizaram o estágio discutiram evidências científicas e ações práticas relacionadas ao desenvolvimento de diferentes tipos de grupos, tais como o focal, educativo, operativo e terapêutico. “Ou seja, ações coletivas para a promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação dos usuários do SUS. Desta forma, alcançamos nosso objetivo de uma formação integral para uma atenção à saúde baseada na integralidade”, explicou Peterson.

Para a preceptora Nize Ester Carneiro, a atividade procurou discutir orientações e propostas para o melhor direcionamento do trabalho desenvolvido nos territórios assistidos pelos fisioterapeutas. “Eu como preceptora posso afirmar que o evento veio encorajar a nós profissionais a agregar propostas inovadoras na prática diária do nosso processo de trabalho”.

Participante da ação, a estudante Nicole Fidelis apresentou algumas de suas experiências durante o período em que realizou o estágio na atenção primária. “Foi uma tarde de muito conhecimento compartilhado. Procurei repassar como foi viver a atenção primária, como pude aprender o funcionamento do fluxo no SUS; como é a realidade de cada território atendido. Expliquei que no estágio pudemos levar conhecimento aos adolescentes sobre a importância do exercício para saúde física e mental, através do Programa de Saúde na Escola (PSE). Que tivemos o prazer de atuar na saúde da mulher, com o evento AMARmentar, compartilhando conhecimentos sobre gestação e amamentação”.

Para o dia 16 de outubro, às 13h30, está agendado um novo evento. Os estudantes do curso de Fisioterapia estão convidados a participar da palestra “Vigilância sanitária nos serviços de fisioterapia: atuação e etapas para o alvará sanitário”, ministrada por Lidiane Oliveira e Gilberto Viana, da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade será realizada na sala B203, da Faculdade Anhanguera/Pitágoras.