O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, na próxima quinta-feira, dia 28 de setembro, o lançamento do livro “Cidadania Digital – A Conexão de Todas as Coisas”, uma obra que reúne 19 artigos científicos produzidos por pesquisadores nacionais e internacionais, com foco em importantes discussões sobre as tecnologias, inteligências, não-humanos e comunicações em redes. O evento ocorre a partir das 18h30, é gratuito e aberto ao público em geral. 

O livro é organizado pelos professores Marina Magalhães, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Massimo Di Felice, da Universidade de São Paulo (USP) e Thiago Franco, da Universidade Federal de Goiás (UFG), todos pesquisadores do Centro Internacional de Pesquisa Atopos, rede constituída por diversas universidades brasileiras e estrangeiras (Itália, Portugal, Argentina, França, EUA e México). Ele é resultado dos debates promovidos no III Congresso Internacional de Cidadania Digital, um espaço transdisciplinar criado no coração da Amazônia (Manaus e Parintins), nos campi da Universidade Federal do Amazonas (IFAM), para analisar as relações comunicativas com o ambiente. 

Entre os artigos apresentados, uma reflexão se torna fio condutor: as redes de dados e arquiteturas de conexão contemporâneas existem sob formas distribuídas de inteligência, capazes de conectar entidades diversas. Desse modo, não vivemos mais apenas dentro de limites de países ou cidades, mas também por intermédio dos meios digitais que estão distribuídos por toda a biosfera e que atravessam paisagens, cidades, florestas e fronteiras. O trabalho conta com a participação de Eli Borges Junior e Teresa Neves, professores da Facom/UFJF e pesquisadores que também integram o Centro Atopos. 

O lançamento da obra também integra as atividades do Projeto de Extensão “O Impensado: Ciclo de Oficinas Filosóficas”, apoiado pela Proex/UFJF e coordenado pelo professor Eli Borges Junior. “Nossa época é marcada por um conjunto de crises: crise econômica, crise ecológica, crise social, crise política, mas, sobretudo, por uma crise epistêmica. Isso significa que nossas formas de conhecimento do mundo parecem não dar mais conta de explicar os novos desafios que hoje enfrentamos, como a descrença na política representativa, a falência dos modelos de educação ou os verdadeiros impactos que as novas tecnologias digitais estão trazendo a nossas vidas”, contextualiza Eli Borges.

O professor também destaca que “o livro é uma oportunidade de abrir espaço para esses debates, de pensar o impensado até agora, e, por isso, apresenta um título tão sugestivo e abrangente: trata da noção de ‘cidadania’ na era digital, de nosso estar no mundo hoje, o que isso significa e o que poderá significar nos próximos anos. ‘Cidadania Digital’ atravessa essas crises, buscando compreendê-las de modo radical, ou seja, na raiz de seus fenômenos”. 

UFJF expandindo conexões 

O evento e o livro evidenciam um trabalho de inserção da UFJF e, especificamente da Faculdade de Comunicação, no cenário intelectual internacional a partir de um debate de ponta, que busca chaves para a compreensão das diversas crises que hoje enfrentamos, sobretudo aquelas relativas às nossas formas de conhecimento. A UFJF firma-se na vanguarda dessa discussão ao promover espaços que permitam pensar, de maneira crítica e profunda, a sociedade e a universidade do amanhã. 

Forum da Cultura 

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 Endereço e outras informações: Forum da Cultura Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora www.ufjf.edu.br/forumdacultura E-mail: forumdacultura@ufjf.br Instagram: @forumdaculturaufjf Telefone: (32) 2102-6306