Doutorado Profissional em Educação Matemática é um marco para a Universidade e o estado (© Stefano Oppo via Canva.com)

Com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com um curso pioneiro em Minas Gerais: o Doutorado Profissional em Educação Matemática, uma iniciativa que representa um marco tanto para a Universidade quanto para o estado.

O novo programa é uma extensão do Mestrado Profissional em Educação Matemática, que desempenha um papel fundamental na capacitação de docentes da Educação Básica desde 2009. “O Doutorado é uma grande oportunidade para alavancar a pesquisa voltada para sala de aula. O foco está na formação de professores pesquisadores”, destaca o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Willian José da Cruz.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), Priscila de Faria Pinto, declara que, “com a conquista do curso de doutorado, o Programa de Pós-Graduação poderá se fazer mais presente ainda na formação destes professores, oferecendo uma continuidade dos estudos e atuando colaborativamente na transformação do ensino de Matemática da região”.

Na última avaliação quadrienal da Capes, foram registradas 4.641 matrículas de professores da educação básica, 4.317 egressos nessa categoria e, dentre esses, 2.346 que desempenham funções técnicas ou são servidores de secretarias municipais e estaduais de educação em programas da área de ensino, nas modalidades profissional e acadêmica. Além disso, 2.146 produtos educacionais foram elaborados em conjunto entre professores, discentes e mestrandos e estão em uso nas salas de aula, o que reforça, para a coordenadora adjunta da Área Profissional da Capes Giselle Rôças, a importância da área de ensino: na formação de professores, na elaboração de recursos e materiais didáticos e, principalmente, com a capilaridade da área.

O professor Amarildo Melchiades da Silva contribuiu ativamente para o planejamento e o sucesso dos trabalhos realizados no programa ao longo dos anos, e se emociona com o sentimento de “atingir a finalidade orientada por nossos objetivos”. Ele também frisa a porta que se abre na Universidade e, sobretudo, o pioneirismo no cenário. “Estamos felizes e animados em saber que agora os mestres em Educação Matemática podem seguir no Programa e fazer o doutorado com a gente. Em Minas Gerais existe um público bem significativo de mestres na área de Ensino que podem fazer agora o doutorado no estado.”

A felicidade de Silva é compartilhada também pelos egressos do Programa de Mestrado, como Arthur da Silva Moraes, que se empolga com a possibilidade de continuar a pesquisa na instituição. “Sou do Rio e, mesmo tendo vários cursos de Doutorado no estado, minha maior expectativa era a abertura do Doutorado em Educação Matemática da UFJF. Isso se dá pela ótima experiência durante o Mestrado de forma geral: Coordenação, Docentes e Discentes”.

UFJF e Colégio João XXIII: parceria para formação de professores

Para a concepção do programa, foi realizada uma parceria com o Colégio de Aplicação João XXIII, onde o curso será alocado. O diretor Eloi Teixeira César considera importante a integração entre a pesquisa e o ensino no local, pois “o Colégio tem também o papel da formação continuada de professores, de forma que o doutorado em educação matemática possibilitará o aperfeiçoamento na formação dos professores desta área.”

O docente também ressalta a possibilidade de desenvolvimento e aplicação de novas técnicas educacionais. A consolidação do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu no Colégio “demonstra a qualidade do corpo docente, e ainda insere a escola na atuação na formação de profissionais pós-graduados, que vem em constante ampliação em toda a UFJF”, pontua César.