Alunos do projeto de extensão Workshop de Interpretação para a Terceira Idade são entrevistados no filme (Foto: Divulgação)

A experiência teatral na Terceira Idade e seus benefícios psicossociais na vida dos atores são temas do curta-metragem documental “Outono da Vida”, produzido por estudantes e egressos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/UFJF). A estreia será realizada neste sábado, 16, às 16h, no cineteatro da Praça CEU, no Bairro Benfica. O documentário foi gravado no Forum da Cultura da UFJF e conta com relatos de integrantes do projeto de extensão “Workshop de Interpretação para a Terceira Idade”, desenvolvido por professores da Facom vinculados ao Grupo Divulgação. 

A sessão, gratuita, contará com recursos de acessibilidade – tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição. A Praça CEU fica localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, número 5.899. 

O documentário foi dirigido e produzido por Açucena Arbex, egressa do curso de Rádio, TV e Internet (RTVI) e bolsista do projeto. O interesse pelo tema do documentário surgiu a partir de seu trabalho como bolsista, ao perceber o “entusiasmo” dos integrantes da trupe. “O filme mistura a linguagem documental e a linguagem teatral em um produto híbrido. As vivências pessoais de cada participante são contadas de forma inusitada: é preciso assistir ao filme para descobrir”, promete Açucena, que divide a direção com Amy Braga. 

 

Fortalecimento da autoestima e integração social

Na avaliação da diretora, a arte teatral proporciona vários benefícios aos idosos – tema abordado pelo documentário. “As pessoas se sentem pertencentes a um grupo, se identificam entre si e fazem amizades, exercitam o corpo e a mente. E se permitem viver no mundo lúdico da representação”, lista Açucena Arbex.  

Para a professora da Facom, que ministra o workshop de Interpretação, Márcia Falabella, o exercício da potencialidade expressiva do corpo e da voz, entre outros aspectos, podem ser elementos transformadores para a vida de uma pessoa.

“Na Terceira Idade, há também o aspecto mnemônico, ou seja, o exercício diário da memória – sobretudo depois da pandemia. É um momento que funciona como um tempo mítico: a gente sai do tempo cotidiano e entra nesse universo mágico e restaurador. Trabalhamos os corpos físico, mental, energético. Chegamos ao corpo espiritual. Tudo isso na vida de uma pessoa idosa é muito importante”, destaca.

Entre os depoimentos concedidos para o curta, está o do coordenador do Grupo Divulgação e criador da metodologia utilizada pelo projeto de extensão, José Luiz Ribeiro, e dos alunos Jorge de Sá, José Paulo da Silva, Maria Isabel dos Santos Barbosa e Vilma Nunes. A psicóloga Ana Maria Mattos de Andrade também participa da obra, ao falar sobre as melhorias que o teatro promove na vida das pessoas idosas.

Oportunidade para estudantes da Facom

A produção de “Outono da Vida” representou uma ocasião de exercício prático de conhecimentos obtidos na sala de aula por alunos da Facom. É o caso da estudante Laura Tomé, do quarto período do curso de RTVI. Laura realizou a finalização de cortes, montagem das cenas de bastidores, colorização, animação de entrada e inserção dos recursos de audiodescrição de Libras. 

Como aponta a estudante, as disciplinas teóricas do início do curso dão base crítica para as introduções às funções práticas, predominantes na segunda metade da graduação. “Dessa forma, as teorias de comunicação, semiótica e linguagem cinematográfica me deram o embasamento necessário para executar de maneira competente o trabalho prático de edição”, ressalta. 

Para Laura, a participação no projeto representa, ainda, uma oportunidade de enriquecer o seu portfólio profissional e a própria “bagagem humana”. “Tenho também a oportunidade de ser remunerada por um trabalho que gosto de fazer e de ir me inserindo no mercado de trabalho de maneira leve e bem assistida”, avalia. 

Após a estreia, o curta irá circular em festivais de cinema e audiovisual, para depois ser disponibilizado de forma gratuita on-line. 

Ficha técnica

Roteiro e Direção: Açucena Arbex e Amy Braga

Produção: Açucena Arbex

Direção de Arte e Fotografia: Ianna Rodrigues

Operador de som e Montagem: Iury Lucinda

Finalização e colorização: Laura Tomé

Assistência de Fotografia: Yuri Rebello

Assistência de Iluminação: Márcia Falabella

Tradução e interpretação de LIBRAS: Andressa Maria

Audiodescrição: Marisa Ulhoa

Designer gráfico: Ruan Esteves

Outras informações: Página do curta “Outono da Vida” no Instagram.