Participantes da 3ª edição do IDEA. (Foto: divulgação)

O Setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do Campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu, no último dia 1º, mais uma edição do Simpósio IDEA – Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico. Estudantes, profissionais e pesquisadores participaram da maratona de ideias, debates e compartilhamento de ideias sobre o tema.

A atividade teve como objetivos apresentar resultados de atividades de pesquisa, extensão e treinamento profissional, estimular a discussão sobre o valor da inovação e empreendedorismo e fomentar uma cultura de divulgação científica focada na área da inovação e do empreendedorismo acadêmico.

Profa. Nádia Carvalho apresenta o setor de Inovação da UFJF-GV. (Foto: divulgação)

O evento teve início com a apresentação da professora Nádia Carvalho sobre o Setor de Inovação, com tema “Pesquisador(a), qual é o seu papel na dinâmica da Inovação Aberta?”. Na sequência, os pesquisadores apresentaram projetos e destacaram desafios e conquistas das iniciativas já realizadas. Foram apresentadas histórias inspiradoras que serviram de modelo e motivaram os participantes a explorarem oportunidades semelhantes em suas próprias áreas de pesquisa.

Além da comunidade acadêmica da UFJF-GV, também participaram das atividades o professor Neuber de Souza do campus GV do Instituto Federal de Minas Gerais, que apresentou o CRIE, um laboratório de prototipagem que visa o desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos, e o sócio do Galpão 205, Eduardo José de Almeida, que apresentou as estratégias do empreendimento para fortalecer o ecossistema local inovação.

Para saber mais sobre as atividades e iniciativas do setor de Inovação da UFJF-GV, clique aqui.