Acrílica em papel Canson, de Vera Lucia Correia (Divulgação)

“Acrílicas em Papel”, exposição da artista plástica Vera Lucia Correia, estreia na próxima terça-feira, dia 12, na Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A abertura da mostra ocorre a partir das 18h30 e as obras seguem em exibição até o dia 29 de setembro. As visitações ocorrem de segunda a sexta, das 10h às 19h, e a entrada é gratuita.

Com traços marcantes, delicadeza nos detalhes, uma sensibilidade tocante e a dança minuciosa dos pincéis e das espátulas, Vera Lucia traz ao público pinturas que carregam a capacidade de emocionar e fazer transportar até as paisagens representadas. Uma personalidade artística que eclodiu há pouco tempo, mas que já rende belíssimos frutos. A artista relata que “o processo [de criação] começou com o surgimento da pandemia, onde ficamos mais em casa. Nesse período, comecei a pintar, expor minhas obras de forma online e, sem perceber, acabei embarcando em uma viagem pelo mundo das artes. Viagem que estou amando”.

Ao todo são 20 obras em papéis de gramaturas mais resistentes, todas confeccionadas com tintas acrílicas, material com o qual a artista plástica se identificou fortemente. “Através dessas tintas, consegui inserir e expressar minha personalidade no papel. Elas revelam toda a liberdade das cores da natureza, que eu busco tanto exprimir. É um material que possui grandes potenciais, com uma secagem rápida, que permite a criação de várias camadas e que gera resultados visuais excelentes”, explica ela.

Laranjal de Vera Lucia Correia (Divulgação)

Paisagens pitorescas, frutas maduras no pé, a lua descansando nos galhos de uma árvore, o ballet dos pássaros enamorados pelo final de uma tarde… tudo pode ser motivo para ser eternizado através das pinceladas de Vera, e é aí que mora a beleza do simples e natural de sua arte.

Mais sobre a artista

Nascida em Simão Pereira, mudou-se para Juiz de Fora ainda bebê. A ligação com a arte veio da infância, quando, a partir dos 10 anos, começou a ilustrar os livros de sua irmã. Já na adolescência, após incentivo do pai, Vera inicia aulas de pintura a óleo, quando aprendeu o básico sobre cores e perspectivas. De lá para cá, o desejo latente de se expressar e transmitir sentimento de alegria e cura com sua arte floresceu e trouxe mais beleza a quem os aprecia.

A artista já participou de diversas mostras coletivas, em sua maioria, no formato online. A exposição na Galeria de Arte de Forum da Cultura é a primeira exibição de seus trabalhos de forma individual e presencial.

Vera Lucia é graduada em História, possui pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e atualmente cursa Artes Visuais.

Primavera dos Museus

“Acrílicas em Papel” integra a programação da 17ª Primavera dos Museus, uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. O tema central do evento neste ano é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306