Equipe de produção responsável pelo vídeo espera conquistar o primeiro lugar na competição

O ato de lavar as mãos de maneira adequada nos serviços de saúde é crucial para salvar vidas. Esse importante tema é o foco de um vídeo produzido por seis estudantes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que concorre a uma premiação no 7º International Conference on Prevention and Infection Control (ICPIC), na categoria “Prêmio Clip”. O evento acontecerá na cidade de Genebra, na Suíça, de 12 a 15 de setembro.

A UFJF é a única instituição brasileira inscrita na conferência e conta com o apoio da Biobyte Sistemas. De acordo com a organização, o prêmio visa reconhecer a criatividade e a qualidade dos melhores videoclipes que promovem o controle de infecções ou qualquer medida destinada a melhorar a segurança do paciente. Aqueles interessados em votar no vídeo podem fazê-lo de forma on-line, por meio do site oficial da organização, até o dia 12 de setembro. O vencedor receberá certificado de reconhecimento internacional.

Segundo o professor e orientador da produção, André Luiz Alvim, a conferência internacional é reconhecida como uma das principais referências globais em questões relacionadas ao cuidado em saúde. Segundo ele, a ideia por trás do vídeo é destacar não apenas a importância da higienização das mãos, mas também o papel do paciente no cuidado assistencial. “Nós retratamos uma enfermeira chegando ao seu local de trabalho e, durante o percurso, ela toca em vários objetos, sendo orientada no final a higienizar as mãos pelo próprio paciente”, explica. 

Confira a produção realizada pelos alunos de Enfermagem:

Conferência Internacional

A premiação faz parte da 7ª International Conference on Prevention and Infection Control (ICPIC), conferência internacional que reúne enfermeiros e profissionais da área de saúde de todo o mundo para discutir e promover a pesquisa, inovação, troca de ideias e experiências na prevenção de infecções associadas aos cuidados de saúde, bem como no combate à resistência antimicrobiana globalmente.

O evento acontece entre os dias 12 e 15 e inclui palestras, simpósios, debates, apresentações de artigos e sessões de encontro com especialistas do ICPIC. Devido ao alto custo da viagem, a Universidade será representada no evento pela Biobyte, empresa parceira na produção.